23.7 C
Mossoró
domingo, 28 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
domingo; 28 abril - 2024

Programa “Jovem do Futuro” terá bolsa de R$ 300 para formação cidadã e profissional em Mossoró

O público-alvo são alunos mossoroenses de 15 a 17 anos inscritos no Cadastro Único

PUBLICIDADEspot_img

A Prefeitura de Mossoró lançou, nessa quarta-feira (10/05), o programa “Jovem do Futuro”. O objetivo da iniciativa é oportunizar uma formação cidadã, incentivar o empreendedorismo jovem por meio da educação e possibilitar inserção no mercado de trabalho. O evento aconteceu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

O programa capacitará mil jovens da rede pública de ensino para o mercado de trabalho, através de aulas, seminários, palestras e cursos do “Mossoró Capacita”. O público-alvo são alunos de 15 a 17 anos inscritos no Cadastro Único.

“Eu tenho a felicidade de dizer que esse é um grande programa para a juventude mossoroense. Vamos estar realizando um grande investimento para capacitar e transformar, oportunizando cursos profissionalizantes, de cidadania, de empreendedorismo, tecnológicos, entre vários outros. Vamos ter a possibilidade de levar conhecimento para essa juventude, e os nossos estudantes também vão ter a oportunidade de terem acesso à capacitação próxima às suas casas, seja no campo ou na cidade. Queremos que os jovens possa ter uma escola próxima para que venha a ter acesso direto a esse programa”, destacou o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.

Durante o evento, o prefeito assinou o projeto que será apreciado pela Câmara Municipal, visando instituir o programa como uma política do Município.

“Esse programa é um marco das políticas públicas voltadas para a juventude no município de Mossoró. Sabemos que não é fácil o ingresso da nossa juventude no mercado de trabalho, a nossa juventude ter acesso à capacitação. E esse programa é uma revolução no acesso do nosso jovem à formação cidadã. Precisamos, sim, oportunizar às novas gerações mecanismos e meios para que desenvolvam suas competências e habilidades e possam se qualificar para o mercado. O que estamos fazendo fundamentalmente é garantir oportunidade para a nossa juventude para que possa se desenvolver e construir o futuro da nossa cidade”, pontuou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Erison Natércio.

A formação que será possibilitada pelo programa “Jovem do Futuro” terá duração de quatro meses e os alunos matriculados receberão uma bolsa de R$ 300,00. As aulas acontecerão aos sábados em vários polos, nas zonas urbana e rural.

“Todo projeto de benefício à juventude e à criança se constitui uma ação fantástica. Quando fui convidado para participar do evento, não hesitei, pois é importante a participação, não somente com os alunos da rede, mas também de forma a opinar junto à comissão e com a equipe que organiza. É uma oportunidade única e eu que já fui estudante sei o que essa oportunidade significa na vida do jovem. Portanto, estamos também disponíveis a contribuir”, frisou Jadson Arnaud, diretor da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) e representante do Governo do Estado.

Raíssa Kayslane, estudante da Escola Estadual Hermógenes Nogueira da Costa, destacou a importância do projeto para os alunos da rede pública. “Eu acho esse projeto super importante para os alunos de escolas públicas, visto que nem sempre temos tantos benefícios e oportunidades. E acho muito importante também para a nossa carreira tanto profissional do estudante como a etapa da qualificação para nos sentirmos no mundo do trabalho e empreendedorismo. Portanto, só tenho a parabenizar à Prefeitura pela iniciativa” disse.

CRONOGRAMA “JOVEM DO FUTURO”

Maio – Lançamento

Junho – Inscrições

Julho – Resultado das inscrições

Agosto – Aula inaugural

Setembro – Aulas, seminários e oficinas

Outubro – Capacitação

Novembro – Encerramento

Dezembro – Entrega dos certificados

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS