26 C
Mossoró
terça-feira, 28 de maio, 2024
Por Vonúvio Praxedes
terça-feira; 28 maio - 2024

Jean Paul está perto de assumir a Presidência da Petrobras

O departamento de compliance da Petrobras analisou o nome de Prates desde que foi indicado pelo governo em 12 de janeiro

PUBLICIDADEspot_img

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) teve o nome aprovado pelo departamento de compliance da Petrobras, nessa terça-feira (24), para assumir a presidência da estatal. Com isso, ele deve tomar posse no comando da empresa até a próxima sexta-feira (27).

Na quinta-feira, está marcada a próxima reunião do Conselho de Administração da Petrobras, às 9h da manhã. No encontro, os conselheiros devem aprovar a indicação de Prates, que pode oficialmente tomar posse no mesmo dia.

O departamento de compliance, que analisou o nome de Prates desde que foi indicado pelo governo, no dia 12 de janeiro, tem como função escrutinar o currículo do indicado, além de eventuais ligações políticas e empresariais que possam comprometer sua atuação caso seja aprovado para dirigir a empresa. Na avaliação do setor, Prates cumpre os requisitos para o cargo.

Senador em fim de mandato pelo Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates assumirá o comando da empresa no lugar de Caio Paes de Andrade, que presidiu a petrolífera no governo Jair Bolsonaro.

Prates deve tomar posse em meio a um novo reajuste anunciado pela estatal no preço da gasolina, cujo litro ficará R$ 0,23 mais caro.

Perfil

O ainda Senador Jean é líder da Minoria no Senado Federal. Advogado, economista, ambientalista e sindicalista, ele participou da elaboração da Lei do Petróleo e a dos Royalties, foi consultor e secretário de Energia, responsável por levar o Rio Grande do Norte à autossuficiência em energia eólica ainda em 2009. Atualmente, ele integra a bancada do Partido dos Trabalhadores e tem se destacado na relatoria e autoria de projetos de lei importantes para o país e para o Rio Grande do Norte.

Como parlamentar, tem conduzido projetos de lei relacionados aos setores de regulação e economia. Mais recentemente, foi o relator dos PLs que estão contribuindo para reduzir o preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. Jean também relatou o Marco das Ferrovias, lei que regula todo o setor ferroviário e que deve devolver a vida às linhas férreas do Brasil.

O Senador Jean é o autor também do projeto que regulará toda a exploração de energia no mar. Esse, especificamente, gera muito interesse ao RN, dada a capacidade de produção eólica do estado potiguar tanto em terra, quanto offshore.

No que diz respeito ao envio de recursos ao estado, o senador já direcionou mais de R$ 140 milhões, que chegaram a todos os municípios do Rio Grande do Norte.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS