25 C
Mossoró
sábado, 20 de julho, 2024
Por Vonúvio Praxedes
sábado; 20 julho - 2024

Prefeita de Areia Branca dialoga sobre energia eólica no mar com Cluster Tecnológico Naval do RN

A prefeita Iraneide Rebouças recebeu a visita de representantes do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte que vieram solidificar laços com o município e, ao mesmo tempo, saudar a gestora por enxergar a oportunidade de desenvolvimento para Areia Branca através da economia do mar. Acompanhada do secretário de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo, José Alfredo Rebouças, a prefeita se reuniu, na manhã dessa quarta-feira (12/06), com o secretário executivo do Cluster, Daniel Penteado Lana, o diretor da Intersal, Valmir Araújo, e o relações institucionais do comando do 3º Distrito Naval, comandante Veppo onde trataram a respeito da gestão do mar.

Areia Branca vai abrigar o primeiro aerogerador, ou seja, a primeira torre instalada no mar, que ficará próxima ao Porto-ilha, abrindo as portas para indústria eólica offshore e o potencial energético de produção e evasão do hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro.  A iniciativa pioneira destacará o município no espaço tecnológico nacional e internacional com capacidade para ancorar importantes projetos de interesses para o Rio Grande do Norte. “Esse é um momento de oportunidade para Areia Branca que abraçamos por entender a magnitude desse projeto inovador de transição energética”, disse a prefeita Iraneide.

O Cluster Tecnológico Naval do RN é uma associação civil sem fins lucrativos fundada pelas empresas 3R Petroleum, Emgepron e Intermarítima e as instituições Fiern, Senai e Coopesbra com o objetivo de impulsionar a geração de negócios relacionados à economia do mar potiguar e ampliar para os demais estados nordestinos. A Intersal, como uma das fundadoras e instalada em Areia Branca, defende o desenvolvimento da região. “Desde de nossa chegada a gente entende que essa união com o município é importante para que os negócios aconteçam de maneira mais rápida e para que possamos apoiar os objetivos da administração pública”, disse Valmir.

Daniel Penteado complementou, “Nós entendemos Iraneide como uma pessoa visionária, interessada em escutar a pauta do Cluster e trazer para o município o que possa se apropriar. O Rio Grande do Norte tem 26 municípios costeiros e a presença de Areia Branca, como única cidade interessada na nossa mesa, mostra o interesse da gestora em atrair investimentos e recursos para que o município possa avançar “. Ao final do encontro, que aconteceu na sede provisória da Prefeitura de Areia Branca, a prefeita enfatizou: “Eu agradeço e fico feliz por essa união. Ninguém faz nada sozinho. Essa união será benéfica para trabalharmos com segurança”.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS