21.9 C
Mossoró
terça-feira, 18 de junho, 2024
Por Vonúvio Praxedes
terça-feira; 18 junho - 2024

Faltam quatro meses para as eleições municipais de 2024

Justiça Eleitoral reforça a importância do trabalho voluntário das mesárias e dos mesários no dia do pleito

PUBLICIDADEspot_img

As Eleições Municipais de 2024 ocorrem em 6 de outubro. Nesse dia, eleitoras e eleitores de 5.569 municípios brasileiros irão às urnas escolher prefeitas e prefeitos, vice-prefeitas e vice-prefeitos e, ainda, vereadoras e vereadores para as câmaras municipais.

Nas cidades com eleitorado maior que 200 mil pessoas, caso candidatas e candidatos não alcancem a metade dos votos mais um, os dois mais votados disputam o 2º turno em 27 de outubro. E, para realizar um pleito dessa magnitude, a Justiça Eleitoral conta com o importante trabalho das mesárias e dos mesários.

Leia também: Mossoró tem seis pré-candidatos à Prefeitura, sendo três vereadores e apenas uma mulher

O trabalho de mesária ou mesário não é remunerado. Ou seja, quem trabalha no dia das eleições presta um serviço ao país e à democracia – são peças fundamentais para garantir o sucesso da eleição, atuando na recepção das eleitoras e dos eleitores, bem como na condução dos trabalhos na seção eleitoral. Qualquer pessoa maior de 18 anos e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral pode trabalhar como mesária ou mesário. Clique aqui e se voluntarie.

No dia da eleição, mesárias e mesários recebem ajuda de custo para alimentação no valor de R$ 60,00. O auxílio se estende ao pessoal de apoio logístico e que também trabalha no dia da eleição. As informações constam da Portaria TSE nº 63/2023.

Folga no trabalho

    Cada dia trabalhado ou de treinamento como mesária ou mesário da Justiça Eleitoral dá à pessoa direito a dois dias de folga no emprego. E o que é melhor: sem descontos no salário. O cálculo é feito com base na declaração de dias trabalhados emitida pela Justiça Eleitoral. Vale lembrar que as folgas precisam ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que a mesária ou o mesário trabalhava na época da eleição.

    Capacitação e treinamento

      A Justiça Eleitoral oferece capacitação para as mesárias e os mesários que vão trabalhar nas Eleições 2024. Os treinamentos ocorrem de maneira presencial ou a distância, pela internet. As aulas ocorrem após a nomeação pelo cartório eleitoral e abordam assuntos como a organização e a preparação da seção eleitoral, o funcionamento da urna eletrônica e os documentos exigidos no dia do pleito. Ao final do curso, os mesários recebem um certificado de conclusão de treinamento.

      PUBLICIDADEspot_img

      Deixe uma resposta

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS