30 C
Mossoró
quinta-feira, 18 de julho, 2024
Por Vonúvio Praxedes
quinta-feira; 18 julho - 2024

Escola municipal Manoel Assis em Mossoró celebra aprovação expressiva de alunos no IFRN

A Escola Municipal Prof. Manoel Assis, localizada no bairro Doze Anos em Mossoró está em festa. A unidade alcançou a marca de 13 alunos aprovados no Exame de Seleção 2024 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Foi o maior número entre todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró.
Dos 13 alunos, oito conquistaram o 1º lugar em suas respectivas listas de ingresso, entre eles, Ana Lívia, que fará o Ensino Médio integrado ao curso de Eletrotécnica. Ela comemora o resultado. “Eu fiquei muito feliz. Apesar de ter estudado bastante, eu não acreditei quando vi meu nome. Vai ser uma ótima experiência, com muitas oportunidades, porque é um Instituto Federal. É muito bom sentir isso”, disse.

A estudante acrescenta que o projeto “A Caminho do IF”, desenvolvido na Escola Manoel Assis, auxiliou significativamente na preparação para a prova. “Os professores se disponibilizaram em dar aulas no contraturno, aulas que foram muito proveitosas nesse processo de estudo, de aprendizagem para a prova do IF”, enfatizou Ana Lívia.
Haissa Vitória também alcançou o 1º lugar na sua lista de ingresso para o curso de Eletrotécnica. Ao ver o resultado, ficou surpresa. “O sentimento é de não acreditar. Uma coisa que o professor Niltomar (Dantas, de Matemática) falou que eu não esqueci: ‘só não consegue quem desiste’. Realmente estou muito feliz, porque a gente sempre tem na cabeça que não é suficiente para aquilo, mas com todos os professores ao nosso redor, a gente se sente muita acolhida”, pontuou a jovem.

Alunos da escola Manoel Assis – foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

Nikolas Nathan, 2º lugar na sua lista de ingresso para Informática, também relata que ficou surpreso com o resultado. “Eu não esperava. Quando eu fiz a prova, fiquei muito nervoso, achei que eu não iria passar, mas acabou que deu certo. A preparação foi muito boa, com o projeto ‘A caminho do IF’, com a professora Paula Priscila, professora Débora Praxedes, professor Niltomar. A expectativa agora é aprender e estudar muito mais”.

Para Néfi Araújo, 1º lugar na sua lista de ingresso em Mecânica, a aprovação foi ainda mais especial, como relata a sua mãe, Socorro Silva. “Néfi é um aluno autista, mas com muita perseverança tivemos esse sonho realizado, que se concretizou, com muito esforço nosso, dos professores e ele conseguiu chegar lá e eu estou muito feliz, muito realizada e vou estar com ele durante toda a trajetória no IFRN, para que saia um profissional capacitado para o mercado”, afirmou, orgulhosa. “Eu acho que vou me dar muito bem. A preparação foi muito boa”, acrescentou Néfi.

Mãe de Alexis Gurgel, também aprovado em Mecânica (2º lugar), Jackeline Lima ressalta o apoio da escola na preparação do seu filho para a prova. “Estou muito grata, muito feliz mesmo, porque eu acredito que seja uma realização de uma mãe ver o filho chegar ao nível de estudar em uma escola federal. A participação da escola, da família e o comprometimento do aluno, dos profissionais, isso tudo influenciou muito nesse resultado”, comentou.

Para o professor Pablo Moura, de Língua Portuguesa, a aprovação expressiva é reflexo de um trabalho coletivo. “Um trabalho não só de dentro de sala de aula, mas também com o projeto “A Caminho do IF”, reflexo de um projeto de doutorado também que corroborou bastante para a redação. É uma felicidade ver em cada mãe, em cada pai, em cada feedback, em cada mensagem, tanto do corpo docente como dos familiares, ver que eles compreendem a importância da realização desse sonho”, relatou.

Supervisora da Escola Manoel Assis, Marilza Fernandes também celebra a conquista dos alunos. “São sementes plantadas, e hoje a gente colhe os frutos dessas sementes. Todos nós estamos aqui para contribuir, e essa junção traz esse resultado maravilhoso. Tivemos também os aulões no teatro, que foram bem ricos. Aqui a gente faz uma caravana, incentiva, vai com o grupo, entra no ônibus com os alunos. É uma festa. A gente faz aquilo que seja agradável, festivo, para, no final, colher esse fruto tão maravilhoso que é essa aprovação”, concluiu.

Relação dos aprovados na Escola Manoel Assis:
. ANA LÍVIA DA COSTA GURGEL (Eletrotécnica)
. HAISSA VITORIA ALVES DE OLIVEIRA (Eletrotécnica)
. JULIA MIRELLY CÂNDIDO COSTA (Eletrotécnica)
. ANTÔNIO JONATHAN GOMES SILVA (Informática)
. EDUARDO ALVES (Informática)
. JULIA FERNANDES CÂNDIDO (Informática)
. NIKOLAS NATHAN MONTEIRO DE FREITAS (Informática)
. PEDRO DAVI DE SOUSA ERNESTO (Informática)
. ALEXIS GURGEL NETO (Mecânica)
. NÉFI SILVA TORRES DE ARAÚJO (Mecânica)
. DAVI DANTAS DE SOUSA (Meio Ambiente)
. JOÃO GABRIEL DA SILVA MAIA (Meio Ambiente)
. VITÓRIA JHOANNY SILVA MORAIS (Meio Ambiente)

Rede Municipal tem 37 aprovados no total
No total, a Rede Municipal de Ensino de Mossoró obteve 37 aprovações no Exame de Seleção 2024 para o IFRN, um crescimento de 75% em relação ao ano passado. Estudantes de 13 escolas alcançaram êxito em cinco cursos: Edificações, Informática, Eletrotécnica, Meio Ambiente e Mecânica.
Entre os aprovados, 18 alunos conquistaram o 1º lugar em suas respectivas listas de ingresso, quantitativo também expressivamente maior do que o registrado em 2023, quando cinco alunos figuraram na primeira colocação em suas listas de ingresso, um aumento de 260%.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS