26 C
Mossoró
quarta-feira, 19 de junho, 2024
Por Vonúvio Praxedes
quarta-feira; 19 junho - 2024

MPRN Perto de Você é encerrado em Mossoró com evento sobre educação especial

Esta foi a quinta edição do projeto que visa aproximar a instituição e a sociedade potiguar, foi lançada em 2022

PUBLICIDADEspot_img

A quinta edição do projeto MP Perto de Você, realizada em Mossoró, foi encerrada nessa quinta-feira (24/08), com recorde de atendimentos ao público e mais de 20 ações realizadas durante quatro dias, envolvendo a população local, gestores dos municípios de Mossoró, Serra do Mel e Governador Dix-Sept Rosado, além de promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

“Essa importante iniciativa institucional promoveu entregas importantes para a população de Mossoró e região. Foram realizados mais de 90 atendimentos ao público na estrutura móvel, atendimentos em Serra do Mel e Governador Dix-Sept Rosado, quatro inspeções em equipamentos públicos, formações para profissionais da rede local, além de uma ação para pessoas em situação de rua, uma ação de educação especial na perspectiva inclusiva, como também o lançamento do projeto Padrinhos, e ainda uma audiência pública sobre a Política de Assistência Social do município de Mossoró”, destacou a promotora de Justiça Isabelita Garcia.

Nessa quinta-feira (24), além dos atendimentos na estrutura montada na praça Vigário Antônio Joaquim, conhecida como Praça da Catedral, no Centro da cidade, o projeto ainda contou com uma ação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Inclusão (Caop Inclusão), no Teatro Lauro Monte Filho, para discutir a educação especial na perspectiva inclusiva. Foi ministrada uma palestra intitulada “A pessoa criança com deficiência como sujeito de aprendizagem”, pela professora Selma Bedaque. Em seguida, Áurea Christina de Lima Ferreira Prazeres abordou o tema “O cérebro neurodivergente dos autistas: diferenças cognitivas, comportamentais e sensoriais, e seus reflexos no aprendizado”, em uma mesa de debate coordenada pela Professora Maria do Carmo de Sousa Severo.

“Tivemos duas importantes palestras e uma mesa de debates. Nossa intenção foi fazer uma apresentação técnica e promover um momento de discussão, respondendo a dúvidas e questionamentos sobre como a escola deve tratar as crianças que apresentem alguma necessidade pedagógica ou que possui alguma deficiência”, explicou o promotor de Justiça Olegário Gurgel.

Também foram realizadas nos períodos da manhã e tarde de hoje duas ações dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias da de Justiça de Defesa da Saúde (Caop Saúde) e da Infância e Juventude (Caop Infância e Juventude), com visitas técnicas à Unidade Infantojuvenil de Mossoró, ao CAPS-AD Mossoró e ao Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.

“Neste último dia do MPRN Preto de Você em Mossoró, o Caop Saúde fez vistorias no Hospital da Mulher, com a participação da promotora de Justiça da Saúde e com atuação regional no Estado, Iara Pinheiro. Fomos conhecer a unidade, o seu funcionamento, os serviços lá instalados e o planejamento para conclusão de instalação dos serviços em sua totalidade. Também hoje, juntamente com os coordenadores do Caop Inclusão e Caop Infância e Juventude, os promotores de Justiça Guglielmo Marconi e Sasha Alves, respectivamente, estivemos visitando parte da rede de atenção psicossocial do município – o CAPS-AD e o CAPS II. Verificamos o funcionamento dos serviços, suas dificuldades e potencialidades, na perspectiva de o Ministério Público atuar na melhoria desses serviços”, destacou a promotora Rosane Moreno, coordenadora do Caop Saúde.

Teatro Lauro Monte durante evento do MPRN em Mossoró – foto: divulgação/ MPRN

MPRN Perto de Você

O evento, que está em sua quinta edição, é um iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), e que visa aproximar a instituição e a sociedade potiguar, foi lançada em 2022 em Pau dos Ferros e no mesmo ano ainda contemplou Caicó e João Câmara. Em abril deste ano, chegou a Macaíba.

Na prática, o projeto apresenta um retrato de como seus integrantes atuam para buscar garantir os direitos da população. Assim, serão realizadas em Mossoró ações de atendimento e incentivo à concretização de políticas públicas na região para atender as necessidades dos cidadãos.

Os atendimentos são feitos em uma estrutura móvel, instalada em praças, nas regiões centrais das cidades. A programação também conta com eventos simultâneos e visitas institucionais, além de capacitações, formações e palestras.

Confira mais fotos do MPRN Perto de Você em Mossoró no link: https://photos.app.goo.gl/U245XxrRSDHE5ZgV7

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS