24.7 C
Mossoró
quarta-feira, 21 de fevereiro, 2024
Por Vonúvio Praxedes
quarta-feira; 21 fevereiro - 2024

Câmara de Mossoró realiza Ato Celebrativo do Folclore nesta terça-feira, 22

Iniciativa é do mandato da vereadora Marleide Cunha

PUBLICIDADEspot_img

A riqueza cultural e os artistas de Mossoró serão os protagonistas no Ato Celebrativo do Folclore: Memória e REexistência”, que acontecerá nesta terça-feira, 22 de agosto, a partir das 14h30, na Câmara Municipal de Mossoró. O encontro foi organizado por iniciativa do mandato da vereadora Marleide Cunha e visa destacar a importância dos Ursos Carnavalescos – figuras tradicionais do carnaval na cidade, ao mesmo tempo em que homenageia artistas locais que fizeram contribuições duradouras para a cena cultural local.

O ato celebrativo acontece após a aprovação do Projeto de Lei, também de autoria da vereadora Marleide, que institui os Ursos Carnavalescos como patrimônio cultural e imaterial da cidade, a fim de valorizar e salvaguardar essa importante expressão artística. A proposição da lei surgiu a partir de uma conversa entre a parlamentar e o artista Marcus Vinícius, que desempenha uma forte atuação no setor cultural de Mossoró e faz parte da Comissão Mossoroense de Folclore (COMFOLC).

Os Ursos Carnavalescos são figuras muito conhecidas em Mossoró, principalmente pelos moradores mais antigos. São pessoas que se vestem com roupas grandes e ornamentadas das mais diferentes formas, muitas delas com plumas que lembram ursos. Os primeiros Ursos datam da década de 1970, mas atualmente estão cada vez mais raros, salvo por algumas pessoas que enxergam a relevância histórico-cultural e ainda saem no período carnavalesco.

Além disso, o evento prestará homenagem a artistas locais que desempenharam papéis fundamentais na formação do cenário artístico da cidade. Todos os moradores, entusiastas da cultura e comunidade externa estão convidados a participar desta importante celebração do patrimônio de Mossoró. O evento promete ser um intercâmbio entre gerações, promovendo uma valorização mais profunda da riqueza cultural da cidade.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS