24.5 C
Mossoró
sábado, 27 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
sábado; 27 abril - 2024

Depois de processo Judicial, Blog passa a usar imagens geradas por Inteligência Artificial em publicações

Vamos continuar usando fotos cedidas por profissionais e assessorias dando os devidos créditos, mas em alguns casos faremos uso da IA

PUBLICIDADEspot_img

No mês passado recebi uma notificação do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Juizado especial cível de Campo Mourão-PR) me informando que estava sendo processado por uso indevido de uma foto que mostrava duas caixas de remédio. A postagem do Diário Político foi em março de 2020, momento mais tenso da pandemia de Covid-19, mas somente agora em 2023 o autor conseguiu me encontrar em pediu via judicial indenização de R$ 6 mil Reais a título de danos morais e materiais por violação de direitos autorais.

O valor pedido é fora da minha realidade e por isso meu advogado Vinícius Praxedes está acompanhando o processo. Se o autor da fotografia (que não tem nada de especial nela) tivesse entrado em contato comigo, como me encontrou para processar, certamente teria pago o valor do trabalho que segundo pesquisa realizada por mim, seria de uns R$ 300 Reais. Pagaria na boa até para valorizar o trabalho do cara. O fotógrafo buscou o caminho que achou mais vantajoso, infelizmente.

Em meio a esta situação e tomando conhecimento que o Canva, um das melhores plataformas de design gráfico no mundo, tem disponível a geração de imagens por Inteligência Artificial, passarei a usar a ferramenta para inserir ilustrações em diferentes reportagens aqui do Diário Político.

Lendo os termos de uso, a plataforma orienta que “O Canva não fará nenhuma reivindicação de propriedade de direitos autorais sobre sua entrada ou saída” e alerta “não os use para criar qualquer conteúdo prejudicial”.

Fala ainda que ao usar os designs do Canva “é pedido para informar aos espectadores de seus designs que o conteúdo é gerado por IA”.

Certamente este Diário Político continuará usando fotos cedidas por profissionais e assessorias dando os devidos créditos, mas que em alguns casos fará uso da Inteligência Artificial para ilustrar as reportagens, como neste caso: VER AQUI. Não faremos mais uso de fotos e imagens buscadas pelo Google.

O coleguismo no Jornalismo existe, são poucos os casos de problemas com uso de conteúdo autoral que chega ao ponto medidas judiciais como a que citei acima. Infelizmente alguns que se acham espertos não sabem que dinheiro não dá em árvores, nem é possível brotar plantas de moedas.

A imagem que ilustra esta publicação foi gerada pela Inteligência Artificial do Canva.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS