26.2 C
Mossoró
terça-feira, 28 de maio, 2024
Por Vonúvio Praxedes
terça-feira; 28 maio - 2024

Emenda de R$1,1 mi do Deputado Girão garante Equoterapia na UFERSA Mossoró

O projeto que utiliza cavalos como instrumento de reabilitação é pioneiro em Mossoró terá lançamento na sexta-feira, 19 de maio

PUBLICIDADEspot_img

Via assessoria

Na sexta-feira (19/05), às 15h, no Auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), será lançado o Núcleo de Equoterapia do Semiárido (NESA). Esse projeto, financiado com uma emenda de R$ 1,1 milhão do deputado federal General Girão (PL-RN), representa um importante avanço para Mossoró e região Oeste. O NESA tem como objetivo principal proporcionar atendimento gratuito por meio da Equoterapia e introduzir o hipismo como modalidade esportiva no campus da universidade.

O projeto será pioneiro na região de Mossoró, sendo o primeiro centro de equoterapia e hipismo em uma instituição pública. Atualmente, o estado conta apenas com um centro de equoterapia, localizado em Natal, cujo atendimento é privado. Com a inauguração na UFERSA, a terapia assistida por cavalos será acessível a um número maior de pessoas, especialmente àquelas que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um tratamento privado.

O projeto tem um forte apelo social, pois além de oferecer a equoterapia para pessoas com deficiência, também contempla crianças com autismo. A equoterapia tem se mostrado especialmente benéfica para crianças com autismo, auxiliando no desenvolvimento de habilidades sociais, na comunicação e no controle emocional.

O deputado federal General Girão (PL-RN) destaca que a inclusão é uma das bandeiras de luta de seu mandato. Ao destinar uma emenda significativa para a criação do Centro de Equoterapia, o deputado reforça seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades e o acesso a tratamentos e atividades terapêuticas para pessoas com deficiência.

“Nosso mandato sempre teve uma atenção especial para a saúde. Em relação à Equoterapia, fomos pioneiros em trazer capacitação aos profissionais. Graças a essa parceria com a UFERSA estamos expandindo mais uma ação em prol das pessoas com deficiência. É só o início. Faremos muito mais”, afirmou Girão.

Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico reconhecido internacionalmente que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e desenvolvimento de pessoas com deficiência física, mental ou emocional. Os benefícios da Equoterapia são amplamente reconhecidos, pois os movimentos tridimensionais do cavalo estimulam o corpo e o sistema nervoso, promovendo o fortalecimento muscular, a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e da autoconfiança dos praticantes.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS