21.9 C
Mossoró
terça-feira, 18 de junho, 2024
Por Vonúvio Praxedes
terça-feira; 18 junho - 2024

Governo do RN apresenta nova proposta para professores; assembleia vai avaliar audiência

Proposta apresentada garante que a implantação não comprometa a saúde fiscal do Estado

PUBLICIDADEspot_img

Na tarde dessa terça-feira, 28/03, o Governo do Rio Grande do Norte apresentou nova proposta para a implantação do piso do magistério estadual ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte), durante audiência com a governadora Fátima Bezerra, a secretária de Educação do Estado, Socorro Batista, o deputado estadual Francisco Medeiros e representantes da categoria, em Natal. A gestão estadual reforçou o compromisso em implantar o piso para toda a categoria, conforme vem sendo realizado nos últimos anos.

De acordo com a proposta, todos os educadores que estão abaixo do piso, teriam de maneira imediata, a aplicação dos 14,95%, com efeito retroativo a janeiro de 2023. Para os demais, implantação de 7,21% em maio, 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro, totalizando 14,95%. O pagamento do retroativo seria em oito parcelas com início em maio de 2024. A paridade entre ativos, aposentados e pensionistas será mantida.

Diante ao quadro de greve, deflagrada pela categoria, a titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista, lembra que o direito fundamental ao ensino deve ser respeitado. “Esperamos da categoria uma análise realista da proposta, considerando a necessidade de garantirmos o direito fundamental dos nossos estudantes, que é o acesso a aprendizagem”, frisou a secretária.

Além do piso, outros pontos de pauta foram discutidos, como os projetos de leis do Porte das Escolas e do Tempo Integral, a publicação da comissão destinada à organização do novo concurso público para a rede estadual de educação e o plano de carreira dos profissionais de Educação.

Também participaram da reunião a secretária Virgínia Ferreira (SEGRI), a secretária-adjunta da SEEC, Cleonice Kozerski, além de representantes dos mandatos das deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basílio.

Assembleia

O Sinte/RN realiza nova assembleia na manhã desta quarta-feira (29) a partir das 8h30 da manhã em Natal, veja divulgação:

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS