32 C
Mossoró
segunda-feira, 15 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
segunda-feira; 15 abril - 2024

Anatel deve liberar 5G em Mossoró e outras cidades a partir de segunda-feira, 27

Serão um total de 195 cidades de 22 estados e que terão o espectro disponível para as operadoras ligarem o 5G

PUBLICIDADEspot_img

Via Teletime/ Bruno do Amaral

O Grupo de Acompanhamento de Interferência na Faixa de 3,5 GHz (Gaispi), liderado pela Anatel, deverá liberar mais novas cidades neste mês, segundo apurou TELETIME. Serão um total de 195 cidades de 22 estados e que terão o espectro disponível para as operadoras ligarem o 5G no padrão standalone – embora, vale lembrar, a obrigação das empresas varia de acordo com o tamanho do município. 

A liberação será deliberada em reunião do Gaispi na próxima quarta-feira, 22. Se autorizada, a disponibilização da faixa de 3,5 GHz começará a valer já na segunda-feira da semana que vem, dia 27. 

No Rio Grande do Norte, além de Mossoró, São Miguel do Gostoso também terá 5G liberado.

Veja lista:

A frequência será liberada em cidades como Arapiraca (AL); Itabuna e Porto Seguro (BA); Juazeiro do Norte CE); Anápolis e Rio Verde (GO); Capitólio (MG); Chapada dos Guimarães e Rondonópolis (MT); Santarém (PA); Campina Grande (PB); Caruaru e Petrolina (PE); Cascavel e Maringá (PR); Paraty e Volta Redonda (RJ); Mossoró (RN); Pelotas e Uruguaiana (RS); Blumenau e Criciúma (SC); Bauru e Santos (SP); e Porto Nacional (TO). Confira a lista completa na tabela em Excel clicando aqui.

Com esse novo lote, a disponibilidade da faixa de 3,5 GHz para o 5G chegará a 682 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais – onde a tecnologia já está, de fato, ofertada. A ideia da agência é de ter mais de 1,6 mil municípios liberados até o final deste primeiro semestre. Mas vale lembrar que as operadoras é que decidem ou não lançar o serviço de forma antecipada. Elas têm diferentes prazos editalícios, ainda que, em muitos casos, estejam se antecipado aos prazos determinados pela Anatel. 

(Colaborou Samuel Possebon)

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS