31 C
Mossoró
domingo, 26 de maio, 2024
Por Vonúvio Praxedes
domingo; 26 maio - 2024

Filmes mossoroenses serão exibidos em Festival de Cinema europeu

O FINC é um evento que gera visibilidade para o audiovisual potiguar independente e profissional

PUBLICIDADEspot_img

Aconteceu na Praça Carlota Elisa em Baía Formosa/RN, no final de semana, o XIII Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, promovido anualmente na cidade do surf. O FINC iniciou na sexta (2) com atrações musicais, apresentações culturais e deu continuidade a exibição dos mais de 70 filmes selecionados, no sábado (3).

Apresentação musical dos artistas do Pife da Paraíba – foto: Alexandre Fonseca

O FINC encerrou sua programação cultural com a festa de premiação, valorizando e destacando as produções audiovisuais realizadas no Rio Grande do Norte. O destaque da 13ª edição do festival, foi na mostra competitiva “Curtas de 1 Minuto – Qual a sua arte?” que contou com filmes inscritos de todos os cantos do Brasil e da Polônia. O grande vencedor da noite, na categoria, foi o filme “Chefe das Tartarugas”, de Caio Sibaldo.

FINC 2022 – foto: Alexandre Fonseca

O diretor da produção campeã ganhou uma viagem com tudo pago para a Polônia, onde vai apresentar o seu curta no Festival Net Off Câmera, com todas as despesas pagas. Além do filme vencedor, os 10 melhores curtas selecionados na categoria vão ser exibidos também, dentre eles, três produções mossoroenses: “Roteiro”, de Danilo Queiroz, “A arte da mariscagem!”, de Alexandre Fonseca e “Calungueiro”, de Luiza Gurgel.

Festa de Premiação do FINC 2022 – foto: Alexandre Fonseca

O FINC é um evento que gera visibilidade para o audiovisual potiguar independente e profissional. Oferta a liberdade do produtor criar seus filmes, com equipametos de alta qualidade ou não. Foi assim, que ao longo dos anos, acabou se tornando um dos principais festivais de todo o Nordeste e registrando aumento nas inscrições a cada anúncio. Próximo ano promete uma nova edição. Já o Festival Net Off Câmera, que exibirá os filmes mossoroenses no continente europeu, acontecerá em 2023, na cidade de Cracóvia.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS