26.2 C
Mossoró
domingo, 14 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
domingo; 14 abril - 2024

Câmara de Mossoró realiza Seminário Vidas Negras na quinta-feira, 17

Iniciativa é do mandato da vereadora Marleide Cunha (PT)

PUBLICIDADEspot_img

A Câmara Municipal de Mossoró vai realizar o II Seminário Vidas Negras, na quinta-feira, 17 de novembro, às 9h da manhã, no plenário da Câmara. O evento é uma iniciativa do mandato da vereadora Marleide Cunha (PT) e foi estabelecido, através da Resolução 08/2021, para ser realizado todos os anos, no mês de novembro.

O objetivo do evento é debater a necessidade de políticas públicas voltadas à valorização da história, religião e cultura negras.  Além de homenagear personalidades que lutam e lutaram pelo fim da discriminação e do preconceito racial em Mossoró. “A luta antirracista é necessária em uma sociedade que insiste em excluir pessoas pelo tom de suas peles. Iniciativas como essa valorizam a história de luta das pessoas negras. “, afirmou Marleide, durante a primeira edição do Seminário, realizada no ano de 2021.

Reserva de vagas

De autoria da vereadora Marleide Cunha, a Câmara Municipal de Mossoró aprovou, na sessão ordinária do dia 09 de novembro de 2022, um projeto de lei que pretende reservar 20% das vagas de concursos públicos realizados pelo município para pretos.

A vereadora Marleide considerou a aprovação um ato justo e histórico. “Embora já existam leis federal (Lei nº 12.990/2014) e estadual (Lei nº 11.015/2021), faz-se necessário a aprovação no âmbito municipal, a fim de instituir política de ação afirmativa de combate à exclusão social e práticas discriminatórias vivenciadas por negros, negras ou afrodescendentes”, disse a parlamentar.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS