24 C
Mossoró
sexta-feira, 26 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
sexta-feira; 26 abril - 2024

Primeiro vereador cadeirante do RN busca ser o Deputado Estadual da acessibilidade

O vereador é atualmente presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida na CMN

PUBLICIDADEspot_img

Nas eleições municipais de 2020, Tércio Tinoco (União Brasil), foi eleito o primeiro cadeirante vereador da história de Natal. Da desconfiança de alguns sobre sua atuação, seu mandato vem colecionado destaques e revertendo a opinião de muitos. Em seu primeiro ano na Câmara de Natal, conseguiu junto à presidência da Casa a aprovação de obras de acessibilidade em todo o prédio. Um poder legislativo que não era acessível, precisou se adaptar completamente para recebê-lo.

É com este mote que Tércio disponibiliza seu nome para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa no pleito de outubro.

O vereador é atualmente presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida na CMN, tendo sido reconduzido para mais um ano no cargo. Além disso, o parlamentar ainda é membro da Comissão do Desporto.

SUPERAÇÃO

Tércio Tinoco nasceu em Natal, em 17 de junho de 1987. Por meio de seu espírito empreendedor, começou a trabalhar ainda adolescente aos 14 anos. Um trágico acontecimento mudou os seus planos. Aos 18 anos, quando passava férias com a família na cidade de Assú/RN, ao pular em uma piscina e bater a cabeça no fundo, sofreu uma lesão que o deixou tetraplégico. Passou alguns dias na UTI entre a vida e a morte, mas, com as orações de familiares e amigos foi se recuperando aos poucos. “Com muita fé em Deus”, fala emocionado.

Depois de ter a vida transformada 360°, falou sobre a recuperação: “No processo de adaptação muitas barreiras foram quebradas. Tive que reaprender a fazer das coisas mais simples, desde escovar os dentes e pentear os cabelos, até se tornar o primeiro tetraplégico do Rio Grande do Norte a renovar a sua carteira de motorista”. Não parou nos estudos, na faculdade, se formou em Administração.

Vereador Tércio durante sessão na CMN – foto: cedida

RECONHECIMENTO

Em 2016, foi eleito presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico – SADEF/RN, onde realizou um trabalho transformador. Tércio resgatou a instituição e repaginou toda a sua estrutura utilizando apenas as doações recebidas e os recursos da própria SADEF. O resultado de tudo isso foi a construção de um Centro de Treinamento Esportivo para as pessoas com deficiência, que permitiu a prática de diversas modalidades e tornou-se referência em todo país. Tércio Tinoco também é fundador do projeto social pioneiro, o “Natal Praia Inclusiva”, que viabiliza às pessoas com deficiência e pessoas idosas a oportunidade de irem à praia, tomar banho de mar com auxílio de profissionais nas cadeiras anfíbias, e curtir outras atividades de lazer, como caiaque e stand up. Tudo isso gratuitamente.

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE

Tércio Tinoco já é amplamente reconhecido como um dos vereadores mais presentes e atuantes da Câmara. Propôs mais de 40 Projetos de Lei, dos quais 10 foram aprovados. Dentre estes, a vacinação obrigatória contra Covid-19 para pessoas com deficiência e o da eliminação do rodízio escolar para alunos com deficiência e autismo. Na aprovação do Plano Diretor de Natal, Tércio foi o vereador mais propositivo. Aprovou 39 emendas, sendo 34 na área de acessibilidade.

O mandato possui projetos sociais como o “Tampinha da Inclusão”, no qual a arrecadação de tampas plásticas é revertida em doações de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência e idosos. A iniciativa já mudou a vida de muitas famílias. Tércio ainda tem forte atuação junto às instituições voltadas às pessoas com deficiência. Nos anos de 2021 e 2022, foram destinados mais de R$ 660.000,00 a essas entidades, por meio de emendas parlamentares impositivas.

Fato inédito até então, já que Tércio foi o primeiro vereador da capital potiguar a destinar recursos financeiros para importantes instituições ligadas a causa, como por exemplo o Hospital Varela Santiago, GAAC, Casa Durval Paiva, APAE Natal, Neurinho, ADOTE, AMICO, SERES, IERC, SADEF RN, SUVAG, ASNAT, ADEVIRN, APAARN, APARN, Heitor Carrilho, Instituto dos Cegos, Federação das APAES, entre tantas outras.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS