25 C
Mossoró
sábado, 20 de julho, 2024
Por Vonúvio Praxedes
sábado; 20 julho - 2024

Keir Starmer é nomeado primeiro-ministro do Reino Unido

Conforme manda a tradição, o líder do partido vencedor das eleições parlamentares foi recebido em audiência no Palácio de Buckingham pelo Rei Charles III, que lhe pediu para que formasse um novo gabinete

O líder trabalhista Keir Starmer é o novo primeiro-ministro  do Reino Unido. Conforme manda a tradição, o líder do partido vencedor das eleições parlamentares foi recebido em audiência no Palácio de Buckingham pelo Rei Charles III, que lhe pediu para que formasse um novo gabinete.

Starmer, que será o sétimo primeiro-ministro trabalhista da história, se dirigiu para a residência oficial em Downing Street, onde fez um discurso nacional. Trabalhadores e militantes do partido fazem fila na rua carregando bandeiras.

Keir Starmer se tornou o novo primeiro-ministro do Reino Unido nessa quinta-feira (5) após a vitória esmagadora de seu partido nas eleições gerais. Ao se reunir nesta sexta com o rei Charles 3º no Palácio de Buckingham, prometeu reconstruir o serviço público no país após 14 anos de governos conservadores.

“Agora nosso país votou decisivamente por mudança e pelo retorno à política ao serviço público”, disse Starmer, em seu primeiro discurso como premiê, em frente à residência oficial. A frase é uma referência ao retorno da centro-esquerda ao poder após quase uma década e meia de governo conservador.

A audiência em Buckingham foi protocolar, já que o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, confirmou a vitória esmagadora nas eleições para o Parlamento britânico. A legenda conquistou mais de 410 assentos para o Parlamento, superando com folga o mínimo necessário para assegurar a maioria na Casa.

Eram necessários conquistar 326 assentos dos 650 disponíveis no Parlamento do Reino Unido para vencer as eleições. Até a última atualização desta reportagem, os Trabalhistas tinham 412, contra 120 dos Conservadores. 

Durante discurso da vitória, Starmer disse que o mandato exigirá “grande responsabilidade” e prometeu trabalhar imediatamente para melhorar o país.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS