21.9 C
Mossoró
terça-feira, 18 de junho, 2024
Por Vonúvio Praxedes
terça-feira; 18 junho - 2024

Mossoró rural: Prefeitura inicia programa de inseminação artificial em bovinos

Iniciativa além de aumentar a produtividade, também melhora a qualidade do rebanho

PUBLICIDADEspot_img

A Prefeitura de Mossoró segue investindo no desenvolvimento do setor agropecuário do município com atividades de apoio ao homem do campo. Por meio do programa “Mossoró Rural”, a Prefeitura deu início nesse domingo (26/05) a inseminação artificial em bovinos nas comunidades de Barrinha dos Néo, Santa Elza e Alto da Pelonha. Com objetivo de melhorar a genética dos animais, a iniciativa além de aumentar a produtividade, também melhora a qualidade do rebanho.

O município conta ainda com parceria de entidades agrícolas e instituições de pesquisa como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte, que ofertam cursos, treinamentos e dão suporte para os produtores rurais.

Fotos: Wilson Moreno (Secom/PMM)

As equipes técnicas da Prefeitura acompanham as propriedades rurais para prestar uma assistência mais direta. Além disso, auxiliam na seleção dos bovinos, na preparação das vacas e na aplicação das técnicas de inseminação.

“É uma grande ajuda e de muita importância que a Prefeitura de Mossoró está nos dando. Quando me comunicaram que a Prefeitura estava entrando como esse projeto, através do ‘Mossoró Rural’ eu fiquei muito satisfeito, pois é uma equipe maravilhosa e isso é bom demais, destacou o produtor Raimundo Rodrigues da comunidade de Barrinha dos Néo.

A inseminação artificial beneficia os produtores de diversas formas, tanto econômicas como genéticas. Ela permite a utilização de sêmen de boa qualidade genética, que muitas vezes estariam inacessíveis para pequenos produtores devido aos altos valores de aquisição de animais reprodutores.

Com a inseminação, é possível melhorar rapidamente as características desejáveis do rebanho, como maior produção de leite, maior ganho de peso, melhor qualidade da carne e outros. Já de forma genética, a técnica também permite a correção de defeitos e a promoção de características vantajosas, aumentando a homogeneidade e a produtividade do rebanho.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS