A Prefeitura de Mossoró segue investindo no desenvolvimento do setor agropecuário do município com atividades de apoio ao homem do campo. Por meio do programa “Mossoró Rural”, a Prefeitura deu início nesse domingo (26/05) a inseminação artificial em bovinos nas comunidades de Barrinha dos Néo, Santa Elza e Alto da Pelonha. Com objetivo de melhorar a genética dos animais, a iniciativa além de aumentar a produtividade, também melhora a qualidade do rebanho.
O município conta ainda com parceria de entidades agrícolas e instituições de pesquisa como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte, que ofertam cursos, treinamentos e dão suporte para os produtores rurais.
As equipes técnicas da Prefeitura acompanham as propriedades rurais para prestar uma assistência mais direta. Além disso, auxiliam na seleção dos bovinos, na preparação das vacas e na aplicação das técnicas de inseminação.
“É uma grande ajuda e de muita importância que a Prefeitura de Mossoró está nos dando. Quando me comunicaram que a Prefeitura estava entrando como esse projeto, através do ‘Mossoró Rural’ eu fiquei muito satisfeito, pois é uma equipe maravilhosa e isso é bom demais, destacou o produtor Raimundo Rodrigues da comunidade de Barrinha dos Néo.
A inseminação artificial beneficia os produtores de diversas formas, tanto econômicas como genéticas. Ela permite a utilização de sêmen de boa qualidade genética, que muitas vezes estariam inacessíveis para pequenos produtores devido aos altos valores de aquisição de animais reprodutores.
Com a inseminação, é possível melhorar rapidamente as características desejáveis do rebanho, como maior produção de leite, maior ganho de peso, melhor qualidade da carne e outros. Já de forma genética, a técnica também permite a correção de defeitos e a promoção de características vantajosas, aumentando a homogeneidade e a produtividade do rebanho.