21.9 C
Mossoró
terça-feira, 18 de junho, 2024
Por Vonúvio Praxedes
terça-feira; 18 junho - 2024

Mossoró imuniza aproximadamente 4,5 mil animais contra a febre aftosa em 11 dias

O número de animais vacinados ultrapassará a marca de 5 mil ao final da campanha

PUBLICIDADEspot_img

Faltando dois dias para o encerramento da campanha contra a febre aftosa, a Prefeitura de Mossoró imunizou 4.480 bovinos e bubalinos. O número refere-se ao último sábado (27). A vacinação contra a doença ocorrerá até a próxima terça-feira (30).

A febre aftosa é uma doença animal altamente contagiosa. Ela é causada por um vírus, que pode acometer criações inteiras e até seres humanos. O Rio Grande do Norte não registra casos da infecção há mais de 20 anos, sendo considerado um estado “livre da febre aftosa com vacinação”.

A equipe de vacinadores da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) esteve nesse domingo (28) na comunidade de Barro Branco, na zona rural do município, realizando a imunização do rebanho. O coordenador de Pecuária da Seadru, Aluísio Sousa, destaca que o número de animais vacinados ultrapassará a marca de 5 mil ao final da campanha.

“Nesse ano tivemos a antecipação da campanha e nós já conseguimos chegar na casa de 4,5 mil animais vacinados. Mesmo com o tempo diminuto, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, tem uma organização e conseguiu nesse tempo imunizar essa quantidade de animais atingindo a meta de vacinação”

Oziomar Freire de Sousa é criador de bovinos e comemorou o apoio da Prefeitura de Mossoró para a imunizar do rebanho. “Nós pequenos produtores agradecemos muito esse apoio da Prefeitura de Mossoró em enviar uma equipe e imunizar nosso rebanho. A gente fica muito agradecido com esse trabalho”.

ÚLTIMO DIAS

A campanha de imunização teve início no último dia 18 e passou por várias localidades na zona rural do município. A vacinação dos animais prossegue nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30) em mais 20 comunidades rurais. Aluísio acrescenta que não haverá prorrogação e que esta é a última vacinação contra a doença no território potiguar.

“Estamos chegando a fase final da campanha e temos até terça-feira, dia 30 de abril, para finalizar a vacinação o no dia 15 de maio para declarar os animais juntos ao IDIARN. Essa será a última campanha de vacinação contra a febre aftosa aqui no Rio Grande do Norte e nos outros estados que compõem o bloco do Nordeste.”

O coordenador destaca ainda que a vacinação é inteiramente gratuita. “Aqui em Mossoró os produtores recebem essa vacinação de forma gratuita. Aqueles produtores com até 25 animais na propriedade a nossa equipe vai fazer a vacinação in loco”.

SEMANA 3

Segunda-feira (29)

– São Joaquim; P.A. Lorena; Lagoa do Bargado; Reforma dos Romãos; P.A. Santa Fé; Estreito do Jacu; Olho D’água Velho, Chafariz

– P.A. Paulo Freire; Salva Vidas; Curral de Baixo; Sítio Santana (direita e esquerda)

Terça-feira (30)

– Rincão; Pintos; Ufersa

– Santo Antônio; Ema; Cajazeiras I e II; Pau D’arco

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS