30 C
Mossoró
terça-feira, 30 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
terça-feira; 30 abril - 2024

Morre Betinho Rosado, ex-deputado Federal do RN

Filho do ex-governador Dix-sept Rosado, foi um dos políticos mais influentes de Mossoró e do Rio Grande do Norte

PUBLICIDADEspot_img

O ex-deputado Betinho Rosado faleceu às 2h desta sexta-feira (12) no Hospital Wilson Rosado em Mossoró. Estava internado desde o dia 4 de março, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral).

Carlos Alberto de Sousa Rosado, conhecido como Betinho Rosado, nasceu em Mossoró no dia 23 de dezembro de 1948, filho de Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia ex-prefeito e ex-governador do Rio Grande do Norte.

Formado em Agronomia e Economia, com mestrado em Economia Rural, foi Secretário do Trabalho e Ação Social no Rio Grande do Norte entre 1991 e 1994, durante o governo de José Agripino Maia. Em 1994, elegeu-se deputado federal do antigo PFL (Partido da Frente Liberal), sendo reeleito em 1998, 2002, 2006 (sempre pelo PFL) e 2010 (pelo DEM, o Democratas). Voltou a trabalhar no governo estadual em 2003, quando assumiu a Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; comandando a pasta de Educação, Cultura e Desporto em 2004. Deixou o DEM em 2013, filiando-se ao PP (Progressistas).

Betinho Rosado também foi professor do curso de Agronomia na antiga ESAM (Escola Superior de Agricultura de Mossoró), atualmente Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). 

Nas redes sociais, o filho Beto Rosado lamentou a morte do pai. “É um momento muito triste para toda a família”.

Veja vídeo publicado por Beto:

Luto em Mossoró

A Prefeitura Municipal de Mossoró, através do prefeito Allyson Bezerra, decretou nesta sexta-feira (12), luto oficial por três dias no Município em razão do falecimento do ex-deputado federal Betinho Rosado. O Decreto Municipal nº 7.064 foi publicado no Diário Oficial de Mossoró (DOM). “Dono de uma trajetória com 5 mandatos de deputado federal, secretário de Estado e professor da ESAM/Ufersa. Deixo aqui minha solidariedade a toda família e amigos neste momento de dor”, disse o prefeito.

O velório de Betinho Rosado acontece na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a partir das 9h. O corpo será sepultado no Cemitério São Sebastião, no Centro de Mossoró, às 16h.

Defesas do Deputado Betinho

Atento ao futuro do país, Betinho Rosado foi um dos defensores da energia eólica no Brasil, principalmente na região nordeste.

Nota de pesar Câmara de Mossoró

Betinho Rosado foi um dos mais importantes homens públicos da história de Mossoró. Como deputado federal, ajudou a moldar a cidade que conhecemos hoje, ao carrear recursos para investimentos fundamentais.

Também merece destaque, entre outras funções, sua atuação como secretário de Estado e professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que ajudou a transformá-la em Ufersa.

Seu falecimento hoje (12), portanto, representa perda inestimável para Mossoró.

A Câmara Municipal de Mossoró expressa pesar por sua partida e se irmana ao luto nesse momento de dor e consternação.

Câmara Municipal de Mossoró
Palácio Rodolfo Fernandes

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS