27.1 C
Mossoró
domingo, 28 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
domingo; 28 abril - 2024

Programação do 2º FACIM – Festival Alternativo de Cinema de Mossoró, começa nesta segunda-feira, 23/10

Festival é atualmente o único da cidade, e movimenta o cenário do audiovisual não só do Rio Grande do Norte, mas também do país

PUBLICIDADEspot_img

Que rufem os tambores! A 2ª edição do Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (FACIM) já vai começar. O evento em si, com exibições de filmes selecionados de todo o Brasil, inicia-se no dia 27 e finaliza no dia 29 de outubro de 2023, mas desde segunda-feira (23), já haverá programação. Tudo gratuito e aberto à população!

O FACIM é, atualmente, o único festival de cinema da cidade, e movimenta o cenário do audiovisual não só de todo o Rio Grande do Norte, mas também de todo o país. Mesmo com pouca idade, o Festival já se tornou uma peça-chave no calendário da cultura municipal, estadual e nacional, sendo aguardado por diversos artistas e cineastas de todas as regiões brasileiras, para que estes possam inscrever seus filmes e disseminá-los pelo mundo.

Idealizado pelo cineasta, ator e produtor cultural Plínio Sá, o Festival Alternativo de Cinema de Mossoró surge da vontade de movimentar o cenário da sétima arte na capital do oeste potiguar. Na primeira edição, que aconteceu em 2021, isso foi enfatizado e, de fato, estremeceu as estruturas. Neste ano, o objetivo é difundir ainda mais essa ideia, tanto para fora, levando o nome do festival, da cidade e das e dos artistas para longe, quanto internamente no município e no Estado, mostrando a capacidade que os e as fazedoras de arte de Mossoró têm quando o assunto é audiovisual.

“Eu espero que o FACIM seja um festival que traga muitos benefícios para a população mossoroense, principalmente se tratando do audiovisual, que é um movimento que vem cada vez mais expandindo. Além disso, fortalecer o cinema como mais um caminho possível de se fazer arte na cidade”, relata Plínio Sá, idealizador do Festival.

FACIM – foto: divulgação

Como já é tradição, o FACIM realiza diversas oficinas no campo do cinema para os admiradores e admiradoras dessa área. Neste ano, não seria diferente. Na verdade, diante do sucesso que foi na sua primeira edição, agora, em 2023, o Festival resolveu ampliar a quantidade de oficinas, repetindo algumas e trazendo outras.

As atividades começam na segunda-feira (23), com a oficina de Audiovisual com Celular, ministrada pelo jornalista, documentarista e produtor audiovisual Fefo. Em seguida, haverá a oficina de Roteiro Audiovisual, com Danilo Queiroz, na terça (24); Direção de Fotografia, com Wigna Ribeiro, na quarta (25); e equipamentos no Mundo do Cinema, com Madson Ney, na quinta (26). Posteriormente, no domingo (29), teremos uma roda de conversa com o produtor e diretor Pedro Fiuza, de Natal/RN, que trará debates no campo da distribuição para cinema.

As oficinas são gratuitas, a partir dos 16 anos e qualquer pessoa pode participar, seja alguém da área ou não. Mas, atenção, as vagas são limitadas! As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (20), através do formulário no link da bio do instagram @facimossoro.

Explicadas as oficinas, do dia 27 a 29 de outubro, Mossoró poderá desfrutar do melhor do cinema nacional. O FACIM terá sessões de filmes inscritos de todo o país nas categorias do festival – Cine Caiçara, Cine Cid, Cine Rivoli, Cine Pax, Cine Centenário e Cine Imperial -, além de estreias mossoroenses e outras obras convidadas. Assim como uma roda de conversa para nos deixar ainda mais instigados a fazer audiovisual.
Confira, abaixo, a programação completa:

PROGRAMAÇÃO FACIM
SEGUNDA-FEIRA (23/10)
Oficina de Audiovisual com Celular, com Fefo, no SEBRAE (sala A), das 18h às 22h;

TERÇA-FEIRA (24/10)
Oficina de Roteiro Audiovisual, com Danilo Queiroz, no SEBRAE (sala A), das 18h às 22h;

QUARTA-FEIRA (25/10)
Oficina de Direção de Fotografia, com Wigna Ribeiro, no SEBRAE (sala A), das 18h às 22h;

QUINTA-FEIRA (26/10)
Oficina de Equipamentos no Mundo do Cinema, com Madson Ney, no SEBRAE (sala A), das 18h às 22h;

SEXTA-FEIRA (27/10)
Momento Cultural + Abertura do Festival, no Salão Joseph Boulier, no segundo andar do Memorial da Resistência de Mossoró, às 18h;
Estreia do filme “Três Igrejas”, com direção de Wigna Ribeiro, no Salão Joseph Boulier (MRM), às 19h;
Mostra de filmes convidados, no Salão Joseph Boulier (2º andar do MRM), das 19:30h às 22h;

SÁBADO (27/10)
Momento Cultural, no Salão Joseph Boulier (2º andar do Memorial da Resistência), às 18:30h;
Mostra dos filmes selecionados de todo o Brasil + bate-papo sobre os efeitos da colonização no audiovisual potiguar, no Salão Joseph Boulier (2º andar do Memorial), das 19h às 22h;
After FACIM, no Rustcafé (R. Francisco Isódio, 123, Centro), a partir das 22:30;

DOMINGO (29/10)
Bate-papo sobre Distribuição Para o Cinema, com Pedro Fiuza, na sala de cinema do SESC, das 9h às 12h;
Momento Cultural, na praça externa do Memorial da Resistência de Mossoró (em frente ao primeiro painel), às 17h;
Mostra dos filmes selecionados de todo o Brasil, na praça do Memorial da Resistência, às 17:30h;
Premiação, na praça do Memorial da Resistência, das 20h às 21h.
O Festival Alternativo de Cinema de Mossoró está sendo realizado com recursos provenientes da Lei Maurício de Oliveira através da Prefeitura Municipal de Mossoró, e conta com o apoio do restaurante Pimenta de Cheiro, espetinho e pizzaria do Nininho, Rustcafé, SESC RN por meio do projeto LABmais, Hotel Villa Oeste, Frota Brechó e a vereadora Carmem Júlia.

Mais informações, você encontra no site do festival: https://doity.com.br/facim.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS