Na manhã desta quinta-feira (17/08), a equipe de Vigilância Sanitária da Municipal de Caraúbas, esteve presente na capacitação em fiscalização dos Sistemas e Soluções Alternativas Coletivas de Abastecimento para o Consumo Humano (CAC) pelo Programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).
Na oportunidade foi abordado os riscos a saúde e também a burocracia necessária para a implementação de chafarizes eletrônicos. Segundo o coordenador da Vigilância de Caraúbas, Esdras Lira, a capacitação foi de suma importância para os profissionais da Visa Municipal.
“A equipe Visa de Caraúbas veio em mais uma capacitação do programa Vigiagua com obejetivo de desenvolver o conhecimento necessário para realizar as fiscalizações em chafarizes eletrônicos. Foi orientado a coleta da água, a qualidade da água, a documentação necessária para abertura de um chafariz e vistoria, assim como os riscos que podem levar a saúde da população uma água não apropriada para o consumo humano,” frisou o Coordenador Esdras.
A capacitação ocorreu na II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), contou com a presença de equipes de Vigilância Sanitária de várias cidades e foi ministrada pela Fiscal e Sanitarista Teresa Emanuelle e pelo Auditor Fiscal em Vigilânica Sanitária Thiago Raulino.
A comitiva de Vigilância Sanitária de Caraúbas que participaram da capacitação: os fiscais sanitários Muniz Neto e Thales Cavalcante; a veterinária Taciana Benevides e o Coordenador Esdras Lira.