A newsletters The News publicou nesta segunda-feira (15/05) uma pesquisa com mais de 8 mil respostas sobre quanto as pessoas confiam, de 0 a 10, em cada um dos principais veículos do país. O levantamento aconteceu na semana passada por meio de formulário produzido pela plataforma.
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No gráfico acima, foram colocados os nove veículos que tiveram as melhores médias. Ao todo, foram listados 26 canais de notícias, além das redes sociais — que não incluímos nesta categoria.
Mais curioso que o top-9 é observar a diferença de percepção sobre cada veículo de informação dependendo do perfil da pessoa.
Considerando o lado político
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No geral, englobando todos os veículos, pessoas mais de esquerda tendem a confiar mais nos canais de mídia. O mesmo padrão aconteceu na pesquisa feita nos EUA. Em números…
- A média do nível de confiança dos mais progressistas é de 5,1;
- Enquanto isso, a dos mais conservadores fica em 4,2;
- Já, a média de quem se considera de centro fica em 4,9.
Os veículos que mais fazem as duas pontas divergirem são a Jovem Pan, com um gap de 5,1 pontos a mais de confiança da direita (E: 1,7 | D: 6,8) e a Globo, com um gap de 4,9 pontos a mais de confiança da esquerda (E: 7,5 | D: 2,6).
Indo para as redes sociais…
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A plataforma que tem a maior confiança do público é o LinkedIn, com uma média geral de 6,6. Em seguida, vem o YouTube, com uma confiança de 5,2. Do outro lado, as piores médias foram TikTok (2,4) e Facebook (2,7).
Aqui, o padrão se inverte: As pessoas de direita têm uma confiança levemente maior que as pessoas de esquerda — 4,1 contra 3,8. As de centro têm média de 3,9.