24.5 C
Mossoró
sábado, 27 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
sábado; 27 abril - 2024

Governo do RN empossa novos gestores na Secretaria de Saúde

Lyane Ramalho assume cargo em substituição a Cipriano Maia que foi secretário por mais de 4 anos

PUBLICIDADEspot_img

A governadora Fátima Bezerra empossou nesta quinta-feira (04/05), a médica Lyane Ramalho como secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ela substitui o também médico Cipriano Maia que exerceu o cargo no período de janeiro de 2019 até hoje.

Também foram empossadas Leidiane Fernandes de Queiroz na secretaria adjunta da Sesap, Kátia Maria Queiroz Correia, na subsecretária de gestão das regiões e redes de atenção e Talita Araújo de Souza na chefia de Gabinete.

Lyane será a terceira mulher a comandar a Sesap. A primeira foi Nilma Rodrigues em 1994, e a segunda, Eulália de Albuquerque Alves em 2016.

“Esta solenidade é singular, envolve sentimento de emoção, alegria e, sobretudo, gratidão. Ao dar posse aos novos dirigentes da Sesap externo imensa gratidão ao doutor Cipriano. Somos da mesma geração, lutamos por um mundo fraterno e de igualdade à todos. Cipriano é uma das maiores referências para o RN e para o Brasil. A Cipriano, minha gratidão, meu orgulho pelo seu trabalho empenho e correção”, disse a governadora.

Lyane Ramalho acrescentou que a determinação da governadora Fátima Bezerra é continuar investindo, qualificar a atenção primária na saúde, resgatar a estratégia saúde da família, inaugurar novas policlínicas e fortalecer o SUS. “O SUS precisa de cada um de nós, vamos fortalecer o SUS e atender aqueles que mais precisam, aqueles que muitas vezes focam invisíveis. Com apoio e dedicação da Governadora chego com a responsabilidade também de promover a política de ação integral de saúde às mulheres. Continuaremos construindo o SUS”.

CURRÍCULOS

Lyane Ramalho

Graduação em medicina, residência médica em pediatria, especialização em gestão de hospitais públicos, mestre e doutora em saúde coletiva, todas formações pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também é professora. Desde setembro de 2020 está na Sesap, inicialmente ocupando o cargo de subsecretária de gestão e, desde setembro de 2021, exercendo a função de secretária-adjunta.

Leidiane Queiroz

Formada em terapia ocupacional pela Universidade Potiguar, é servidora pública estadual desde 2009. Pós-graduada em gerontologia e em gestão da clínica do SUS, especialista em saúde mental, contextos hospitalares e cuidados paliativos, era diretora geral do Hospital Geral João Machado desde 2019.

Kátia Correia Queiroz

Graduada em nutrição e especialista em gestão pública, trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde de Natal como coordenadora de planejamento entre 2013 e 2018, assumindo a chefia de gabinete da Sesap em 2019.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS