27.3 C
Mossoró
sábado, 27 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
sábado; 27 abril - 2024

A saúde física influencia na saúde mental e vice-versa

O papel da psicologia é enfatizar esse olhar integral do ser humano.

PUBLICIDADEspot_img

Por Ianna Angel

Saúde é acolher a vida como ela se apresenta, alegre e trabalhosa, saudável e doentia, limitada e aberta ao ilimitado (BOFF, 2001).

Por isso, pensar em saúde é muito complexo! A saúde física influencia na saúde mental e vice-versa. Igualmente, o adoecimento em uma dessas dimensões afeta a outra.

Como pensar então?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, nesse caso, problematizar “como assim um completo bem estar?” É interessante já que pode ser uma utopia.

A grande questão é que a partir desse conceito começa a se pensar saúde de forma mais ampla e integral do sujeito e não só o fato de não ter doença.

Pensa-se, então, a forma que mais se aproxima do conceito da OMS, assim como o cuidado em saúde deve ser envolvendo o ser humano de ponto de vista integral, considerando dimensões biológicas, psicológicas, sociais e espirituais.

O papel da psicologia é enfatizar esse olhar integral do ser humano, especialmente enfatizar os aspectos psicológicos nas relações de saúde-doença. Esse é um compromisso ético do profissional psicólogo.

Ianna Angel Gonçalves Fernandes
Psicóloga CRP 17/6260

Saiba mais sobre Ianna CLICANDO AQUI.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS