24.5 C
Mossoró
sábado, 27 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
sábado; 27 abril - 2024

Mossoró é a primeira cidade do RN a conquistar o Selo Município + Azul Caixa

As categorias avaliadas pelo selo, referentes ao ano de 2022

PUBLICIDADEspot_img

Mossoró é a primeira cidade do Rio Grande do Norte a conquistar o Selo Município + Azul Caixa, reconhecimento criado pelo banco estatal em 2022 para municípios que apresentam indicadores que demonstram a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local. O anúncio foi feito pela equipe da Caixa durante reunião com o prefeito Allyson Bezerra nesta quarta-feira (8), no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência.

O selo utiliza em sua classificação 20 indicadores em quatro categorias (Ambiental, Social, Governança e Climático) que apontam a adoção de soluções mais eficientes, com transparência e sustentabilidade, objetivando incentivar a gestão responsável, a melhoria de qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pelo governo local. A certificação está distribuída em quatro níveis (Cristal, Topázio, Safira e Diamante). Mossoró conquistou o nível Topázio.

As categorias avaliadas pelo selo, referentes ao ano de 2022, analisaram critérios como acesso à agua, acesso à coleta de esgoto, eficiência energética, cobertura de creche, cobertura de Atenção Básica de Saúde, qualidade da Educação Básica, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), capacidade de investimento, gastos com pessoal, regularidade das contas públicas, Capacidade de Pagamento (CAPAG), mudanças climáticas, entre outros.

“O selo é um prêmio de gestão que a Caixa Econômica está levando para os municípios do país, onde a gente faz uma análise nas dimensões Ambiental, Social, Governança e Climático, e Mossoró atingiu o nível de excelência para ser reconhecida pela Caixa com esse certificado. É muito importante destacar que é o primeiro município do Rio Grande do Norte que recebe essa premiação, o único município que atingiu os padrões de gestão de excelência para que a Caixa fizesse esse reconhecimento”, destacou o superintendente executivo de Governo da Caixa no RN, Lamarck Mangueira, que realizou a entrega do certificado no Palácio da Resistência.

O prefeito Allyson Bezerra dedicou a conquista aos servidores públicos municipais de Mossoró. “Gostaria de aplaudir os servidores do Município pela conquista desse selo que atesta o trabalho executado pela gestão. É um reconhecimento com a credibilidade gigantesca que a Caixa possui, algo gratificante e que mostra que o trabalho está valendo a pena, que estamos buscando avançar cada vez nos benefícios à população. Mossoró é um dos poucos municípios do Brasil a obter esse Selo e o único do Rio Grande do Norte”, frisou.

Participaram ainda da entrega do Selo Município + Azul, pela Caixa, Julierme Torres (superintendente de Varejo), Rondinelly Maia (gerente-geral da Caixa em Mossoró), Diogo Sávio (gerente de Governo), Sílvio Conceição (gerente de filial) e Ciro Leite (técnico bancário). Pela Prefeitura, estiveram presentes os secretários Thiago Marques (Governo), Kadson Eduardo (Planejamento, Orçamento e Gestão), Almir Mariano (Programas e Projetos Estratégicos), Rodrigo Lima (Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos) e Ivo Franklin (Fazenda), além de Miguel Rogério, diretor executivo de Infraestrutura.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS