31 C
Mossoró
quarta-feira, 6 de dezembro, 2023
Por Vonúvio Praxedes
quarta-feira; 6 dezembro - 2023

Walter Alves assume Governo do RN pela primeira vez

Por se tratar de agenda inferior a 15 dias, não foi preciso solicitar autorização à Assembleia Legislativa

PUBLICIDADEspot_img

Com agendas nas áreas do desenvolvimento econômico, setor de energias renováveis, e da promoção do turismo no estado, a governadora Fátima Bezerra cumpre compromissos administrativos a partir desta segunda-feira (27/02), em Portugal. A governadora terá uma série de reuniões e audiências até o dia 4 de março. A chefe do executivo estadual embarcou na noite deste domingo, 26, acompanhada dos secretários Ana Costa (Turismo), Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico) e do coordenador de desenvolvimento Energético da Sedec, Hugo Fonseca. As agendas oficiais acontecem entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março.

Fátima Bezerra transmitiu o cargo para o vice-governador Walter Alves Filho neste domingo. Por se tratar de agenda inferior a 15 dias, não foi preciso solicitar autorização à Assembleia Legislativa.

Fátima ao lado dos secretários antes da viagem internacional – foto: redes sociais

Durante a agenda econômica, na terça-feira (28), estão previstas reuniões para apresentação do Porto-indústria verde e do Programa Norte-riograndense de Hidrogênio Verde, além de assinatura de memorando de entendimento com a empresa ENERFIN, e reunião para tratar do acordo de cooperação com a EDP Renováveis. Na sexta-feira (03), tem reunião com a empresa Voltália, todas do setor de energias renováveis. O Memorando de Entendimento é o primeiro passo para contratos que serão assinados futuramente, e possui um potencial estratégico, de redução de riscos e de diretrizes, com assessoria jurídica apropriada.

No que diz respeito ao turismo do estado, a governadora e equipe estarão presentes, a partir da quarta-feira (1º), no evento da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, umas das mais importantes feiras de turismo da Europa.

As agendas também serão para lançamento de roteiro turístico para o Litoral Norte, junto com a Operadora Logitravel, empresa integrante do Grupo El Corte Inglês, em campanha de marketing cooperado.  Além disso, haverá uma reunião com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), Marcelo Freixo, que estará no Estande do Brasil da BTL. Também haverá um encontro com autoridades dos Geoparques Portugueses para integração com o Seridó Geoparque Mundial da Unesco, daqui do Rio Grande do Norte. Na quinta-feira (02), Fátima Bezerra se reunirá com a CEO Christine Ourmières, da TAP Air Portugal.

Além das negociações com as empresas do setor energético e de promoção do turismo, também está programada uma visita ao embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, em Lisboa, ainda na quinta-feira (02), com a presença da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e da Natal Convencion Bureau, fundação que congrega associações do setor turístico com centenas de empresas ligadas ao turismo de eventos.

Energia Renovável

As reuniões  para tratar acordo de cooperação e para assinatura de memorando de entendimento com as empresas do setor energético seguem compromisso da governadora em contribuir para o processo de descarbonização da economia do estado e colaborar para a transição energética no RN e no Brasil.

A EDP Renováveis é controlada por um grupo de portugueses e está presente em 28 países, incluindo o Brasil. Aqui no Rio Grande do Norte, inaugurou, no dia 09 de fevereiro deste ano, 14 parques eólicos nos complexos Boqueirão, Jerusalém e Monte Verde. Os novos parques irão operar em Lajes, Pedra Preta, Monte Avelino e Caiçara do Rio dos Ventos.

A ENERFIN é a subsidiária da empresa espanhola Elecnor (Eletrificaciones del Norte), é uma das principais empresas do mundo na área de engenharia e infraestrutura, com presença em mais de 50 países. Em julho de 2020 iniciaram as operações do Complexo Eólico Ventos de São Fernando, localizado nos munícipios de São Bento e Caiçara do Norte, no RN. O Memorando de Entendimento visa o desenvolvimento de uma planta piloto para produção de hidrogênio verde, amônia verde e energias associadas no estado do Rio Grande do Norte.

A Voltália é especialista em soluções de energia renovável, integrando os movimentos globais de transição energética e ecológica, comprometida em melhorar o meio ambiente global enquanto promove o desenvolvimento local. Atua em 20 países e em três continentes. Em outubro, quando as usinas solares atingiram 100% de operação comercial, a Voltalia alcançou o marco de mais de 1 GW em operação no Rio Grande do Norte.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS