Via Agora RN
Pesquisa do instituto Exatus encomendada pelo jornal AGORA RN aponta que, faltando pouco mais de um ano e meio para o início do processo eleitoral de 2024 – quando os eleitores vão escolher novos prefeitos e vereadores –, o quadro ainda é de muita indefinição quanto à disputa da Prefeitura do Natal. No cenário espontâneo, quando o entrevistado pode citar qualquer nome ao ser perguntado, 50,78% apontam que não sabem em quem votar no próximo pleito para a Prefeitura do Natal e outros 17,18% dizem que deverão votar em branco ou nulo.
Porém, nos cenários de pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de possíveis candidatos ao entrevistado, o cenário muda e uma liderança política mostra força: o atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), que não pode mais disputar a reeleição. Segundo a pesquisa Exatus, um nome apoiado pelo prefeito para a sucessão municipal (ainda não definido) seria o preferido dos natalenses.
Em um cenário com 10 possíveis candidatos, 22,82% responderam que votariam em um candidato apoiado por Álvaro Dias. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), com 17,18%. Depois dele, vêm a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 6,12%; o deputado em fim de mandato Rafael Motta (PSB), com 5,24%; e o policial militar reformado Wendel Lagartixa (PL), com 4,47%. O deputado federal eleito Paulinho Freire (União Brasil) tem 2,82%, seguido do comunicador Bruno Giovanni (sem partido), com 1,26%.
Os demais citados – a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) e o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega (MDB) – tiveram menos de 1%. Nesse cenário, 22,91% afirmaram que pretendem votar branco ou nulo, 11,07% não souberam e 4,85% não quiseram responder.
OUTRO CENÁRIO. Em um cenário sem Paulinho Freire e sem Kleber Fernandes, o quadro fica praticamente inalterado: liderança do “candidato de Álvaro Dias”, com 23,2%, seguido de Carlos Eduardo (17,18%), Natália Bonavides (6,41%), Rafael Motta (5,63%), Wendel Lagartixa (4,47%) e Bruno Giovanni (1,36%). Mais uma vez, Eudiane e Irapoã tiveram menos de 1%.
Aqui, 12,91% não souberam e 5,34% não quiseram responder. Outros 22,33% apontaram que pretendem votar em branco ou nulo.
ESPONTÂNEA. No cenário espontâneo, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, 13,79% responderam que votariam em Álvaro Dias (que não pode mais ser candidato) ou em um nome apoiado por ele. Ainda tiveram mais de 1%: Carlos Eduardo (6,89%), Rafael Motta (2,14%), Wendel Lagartixa (1,84%), Natália Bonavides (1,55%) e, por fim, um candidato apoiado pela governadora Fátima Bezerra (PT), com 1,17%. Outros 22 nomes e condições foram citados.
A pesquisa Exatus/Agora RN entrevistou presencialmente 1.030 pessoas nos dias 27 e 28 de janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.