26 C
Mossoró
domingo, 16 de junho, 2024
Por Vonúvio Praxedes
domingo; 16 junho - 2024

Natal e Mossoró podem perder dois vereadores na próxima eleição, indica prévia do Censo

O número de vereadores de uma cidade está relacionado com a quantidade de habitantes

PUBLICIDADEspot_img

Via SaibaMais

Natal e Mossoró podem ter dois vereadores a menos na Câmara a partir da próxima eleição, em 2024, e passar a ter 27 e 21 parlamentares, respectivamente. A possibilidade surge a partir da tendência de queda registrada pela prévia do Censo 2022.

O número de vereadores de uma cidade está relacionado com a quantidade de habitantes. Para ter 29 parlamentares, como Natal tem atualmente, uma cidade precisa estar com uma população acima de 750 mil até 900 mil habitantes. No caso de Mossoró, os atuais 23 vereadores são correspondentes a municípios entre 300 mil e 450 mil habitantes.

Nos últimos levantamentos em Natal, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou uma população de 890.480 moradores em 2020 – ano da última eleição municipal. Já no último Censo oficial, em 2010, a capital registrou 803.739 habitantes.

O Censo Demográfico é feito a cada 10 anos e deveria ter sido refeito em 2020, mas foi adiado pela pandemia e iniciou no ano passado. O processo, entretanto, atrasou, e o IBGE forneceu apenas uma prévia. Foi esta prévia que mostrou Natal com 751.932 moradores em 2022, ao contrário do esperado pelos especialistas. Os números recentes mostraram a tendência de desaceleração.

“E isso é generalizado para o Brasil inteiro, principalmente para capitais que vem perdendo o ritmo de população e a atração da população em detrimento das cidades do entornos, das regiões metropolitanas principalmente. Então, é possível que isso [Natal com menos de 750 mil habitantes] aconteça no futuro não muito distante porque é a tendência, mas não dá para afirmar sem fazer uma análise, um estudo mais detalhado, se isso já vai acontecer na próxima Legislatura”, aponta o demógrafo Ricardo Ojima, chefe do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN.

“Estamos agora num ponto de inflexão, quando o ritmo de crescimento da população do Brasil está estabilizando. Antes do meio desse século, a população do Brasil como um todo vai decrescer, e com certeza alguns municípios já vão começar a decrescer antes do que outros por conta dessa tendência que já está acontecendo, de perdas populacionais por migração, e porque o ritmo de nascimento está cada vez menor”, completa o professor.

Divisão de vereadores por população | Imagem: Agência Senado

Já Mossoró viveria um encolhimento logo após uma expansão. A cidade possuía 21 vereadores até 2020, quando a estimativa do IBGE naquele ano mostrou a cidade com 300.618 habitantes, levando-a a ter direito a 23 vereadores. As antigas 21 vagas eram baseadas na população até 2019: 297.378 habitantes. Por isso, a cidade do Oeste teve um aumento, mas a prévia para 2022 já mostrou outros dados, com a população de 2022 classificada em 264.181 pessoas.

“Por isso essa discrepância muito grande entre o que o IBGE divulgou de estimativa em 2021, porque era baseado em métodos estatísticos de matemática segundo a tendência da última informação disponível perto de 2010, e a diferença com o que foi obtido com os preliminares de 2022”, explica o pesquisador.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS