32 C
Mossoró
segunda-feira, 15 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
segunda-feira; 15 abril - 2024

Coluna do RN: PSDB mais forte em nova legislatura na Assembleia do Estado

Agora, dez cadeiras da assembleia serão ocupadas por integrantes do partido.

PUBLICIDADEspot_img

Por Rállyson Nunes

Agora o PSDB, partido do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, terá quase 50% do plenário na próxima legislatura em 2023. Dos 24 que ocuparão o Palácio José Augusto, 10 são da sigla, o que deixa o partido um dos mais fortes do parlamento.

Nessa segunda-feira (19/12), o partido aumentou o seu poder quando o TRE-RN diplomou Ubaldo Fernandes no lugar de Wendel Lagartixa (PL). A nomeação partiu após uma decisão monocrática do ministro do TSE Ricardo Lewandowski que considerou Lagartixa inelegível, o que deixou muita gente incomodada, pois seu voto na urna foi desconsiderado.

Wendel foi eleito com a maior votação da história do Estado, mas foi impedido de ser diplomado pela decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral. Lagartixa obteve 88.265 votos. A determinação mandou ser feita uma retotalização dos votos, com isso a vaga ficou com o atual deputado Ubaldo que nas eleições de 2 de outubro terminou na primeira suplência do PSDB. O tucano fez denuncia ao TSE na calada da noite para não perder sua reeleição.

A decisão mantém Ubaldo na Assembleia Legislativa, porém, não é definitiva. Os advogados de Wendel Lagartixa recorreram ao pleno do TSE, cujo julgamento deve ocorrer no retorno do recesso do Judiciário, previsto para fevereiro de 2023.

Vale destacar que o atual presidente da casa, Ezequiel Ferreira, caminha para renovar o mandato sem maiores dificuldades, o mesmo já preside a ALRN desde 2015, e certamente vai a reeleição e com sua boa articulação, ficará por mais dois anos compreendendo ao biênio 2023/2024. A sua nova eleição está assegurada por PEC que altera a Constituição Estadual, permitindo que membros da Mesa Diretora possam ser reconduzidos para mais um mandato no cargo, PEC curiosa, aparecer justamente agora. Estranho né?

Coluna assinada pelo Jornalista Rállyson Nunes – DRT – 2233/RN.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS