26 C
Mossoró
quarta-feira, 19 de junho, 2024
Por Vonúvio Praxedes
quarta-feira; 19 junho - 2024

Posse de Lula terá shows e presença do Rei da Espanha; saiba mais detalhes

Ainda não há confirmação de que Bolsonaro vai passar a faixa; expectativa do gabinete de transição é receber 300 mil pessoas

PUBLICIDADEspot_img

Via Juliana Castro e Juliana Matias/ Jota

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve atrair um público de 300 mil pessoas, segundo expectativa do gabinete de transição. Haverá shows em dois palcos, como Paulinho da Viola, no que vem sendo chamado de “Festival do futuro”. Desde a última segunda-feira (5/12), o Itamaraty tem enviado aos chefes de Estado os convites para participação na posse – 12 já confirmaram presença, entre eles o Rei da Espanha, Filipe VI.

Detalhes da programação foram divulgações nesta quarta-feira (7/12), em entrevista coletiva com a presença da futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que é coordenadora de Organização da Posse. Segundo ela, ainda não há confirmação de que o presidente Jair Bolsonaro vá passar a faixa presidencial, como prevê o protocolo.

“A cerimônia institucional tem um protocolo que diz que o presidente que está deixando o cargo passe a faixa para o presidente eleito. Se isso acontecer seguiremos o protocolo”, afirmou Janja, continuando: “Não temos a confirmação [do atual presidente], aí vocês terão que perguntar para o presidente que está em exercício se ele irá passar a faixa”.

Ela confirmou que a intenção é haver o desfile em carro aberto na Esplanada dos Ministérios, mas ainda não se sabe se poderá ser no famoso Rolls-Royce. “O presidente Lula estará em carro aberto”, disse Janja, sem confirmar se o desfile será no carro usado nas posses. “Se tiver em condições (o desfile será no Rolls-Royce) porque parece que ele foi danificado na última posse. Nossa equipe vai ver. Já é um carro bastante antigo também”.

Cronograma

Janja divulgou também o cronograma da posse. O objetivo é começar o trajeto de carro até o Congresso por volta de 14h15 ou 14h30. A posse no Plenário será às 15h. No Palácio do Planalto, onde dará posse aos ministros, o evento está programado para começar às 17h. A própria Janja, no entanto, reconheceu que pode haver atrasos.

Janja também ressaltou que a salva de canhões talvez seja substituída, atendendo uma demanda das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente, já que essas pessoas e os animais sofrem perturbação com os ruídos. “Com relação aos fogos de artifício, já tínhamos programado que seriam fogos sem ruídos. Mas a salva de canhões iremos analisar e talvez substituir”, afirmou.

Ainda sem convite para Maduro

Na entrevista coletiva, Fernando Igreja, embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos e responsável pelas cerimônias institucionais da posse de Lula, afirmou que 12 chefes de Estado já confirmaram presença na posse. São eles: Frank-Walter Steinmeier, da Alemanha; João Lourenço, da Angola; Alberto Fernández, da Argentina; Luis Arce, da Bolívia; José Maria Neves, de Cabo Verde; Gabriel Boric, do Chile; Gustavo Petro, da Colômbia; Rodrigo Chaves Robles, da Costa Rica; Felipe VI, da Espanha; Umaro Sissoco Embaló, da Guiné-Bissau; Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal; e José Ramos-Horta, de Timor-Leste.

“A expectativa é de que haja um número bem significativo de chefes de Estado e de Governo. Isso já faz parte de uma reinserção do Brasil, a partir do novo governo Lula e da política externa que ele irá conduzir. Imagino que a maioria dos países queiram manter contato com o presidente Lula para que essas ações possam se aprofundar”, destacou o embaixador.

Igreja observou que os convites foram enviados para os chefes de Estado de todos os países com que o Brasil possui relações diplomáticas. Eles foram feitos, via Itamaraty, nesta segunda-feira (5/12). Como o atual governo suspendeu as relações com a Venezuela, o presidente Nicolás Maduro ainda não foi chamado.

“Os convites foram feitos aos países com que o Brasil mantém relações diplomáticas. Como os senhores sabem, o atual governo suspendeu as relações do Brasil com o governo do presidente Nicolás Maduro, então não foi possível transmitir esse convite por essa forma. Mas a situação está sendo tratada pela equipe de transição, para que possamos transmitir o convite para o presidente Maduro, como representante da Venezuela”, pontuou o embaixador.

A presença do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama também foi discutida na coletiva. Janja destacou que durante a semana esse e outros nomes de personalidades internacionais devem ser confirmados. “O presidente Lula tem uma relação com personalidades internacionais, ex-chefes de Estado, ex-primeiros-ministros, ex-presidentes, a gente sabe dessa relação. E eles estão entrando em contato com a gente manifestando a intenção de estar aqui”, disse.

A primeira-dama, Janja, também afirmou que o Itamaraty está trabalhando com essa perspectiva de muitos chefes de Estado. Talvez seja a maior [presença de chefes de Estado] do nosso período democrático”. Segundo ela, essa expectativa é baseada no grande número de pedidos de credenciamentos de imprensa internacional para a posse.

Vaquinha online e shows

O PT lançou uma campanha de arrecadação de recursos online (valores entre R$ 13 e R$ 1.064) para financiar a festa da posse. Segundo o partido, o valor arrecadado vai ajudar no transporte e logística do grande público, no alojamento e acolhimento, na montagem da estrutura dos shows e atrações do Festival do Futuro e no reforço da segurança, etc.

Estão confirmados os shows de Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Geraldo Azevedo, Margareth Menezes, Pablo Vittar, BaianaSystem, Gabi Amarantos, Duda Beat, Os Gilsons, Luedji Luna, Tereza Cristina, Fernanda Takai, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Tulipa Ruiz, Maria Rita, Almério, Valesca Popozuda, Juliano Maderada, Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves Além disso, Titi Müller e Paulo Vieira farão a transmissão do evento.

Os cantores vão se apresentar em dois palcos batizados de Gal Costa e Elza Soares, em homenagem às cantoras que morreram este ano.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS