25.9 C
Mossoró
quarta-feira, 21 de fevereiro, 2024
Por Vonúvio Praxedes
quarta-feira; 21 fevereiro - 2024

Projeto de Lei apresentado por aluna de Mossoró é destaque em programa da Câmara dos Deputados

A edição 2022 do Câmara Mirim acontecerá de maneira remota nos dias 19 a 21 de outubro, sempre às 9h da manhã

PUBLICIDADEspot_img

A educação só é plena na democracia, e a democracia só é plena com educação. Estas são as balizas do programa Câmara Mirim, da Câmara dos Deputados em Brasília. Nesta iniciativa alunos de escolas públicas e privadas, e do projeto Vereador Mirim de todo o país, foram selecionados para participar da formação em Educação para a Democracia, propondo um Projeto de Lei que será discutido pelos estudantes, que se tornaram “Deputados (as) mirins”. É uma maneira de experienciar o verdadeiro sentido da democracia representativa.

Para Ana Sofia Simão, aluna do 8º Ano, do Colégio Sagrado Coração de Maria, a emoção será ainda maior. O Projeto de Lei elaborado por ela, obrigando os bares e restaurantes a disponibilizar um cardápio acessível, será discutido por deputados(as) mirins de todo país: “é uma imensa satisfação apresentar uma ideia que pensei observando o meu cotidiano, e vê-la se transformando em um PL que será discutido por estudantes iguais a mim”, ressalta a estudante.

Ana Sofia compõe um grupo de oito estudantes que, orientados pelo professor de geografia, Andreilson de Castro, participa pelo terceiro ano do projeto. “A experiência que queremos proporcionar aos nossos alunos, vai além do entendimento da política e dos trâmites burocráticos do parlamento, ela está alicerçada na vivência do estado democrático e da política como instrumento de transformação da sociedade”, salienta o educador.

A edição 2022 do Câmara Mirim acontecerá de maneira remota, e a transmissão das comissões e a plenária, será realizada no canal do youtube da Câmara dos Deputados nos dias 19 a 21 de outubro, sempre às 9h da manhã.

O PROJETO CÂMARA MIRIM

O Câmara Mirim é um programa educativo que simula a atividade parlamentar. Desde 2006, estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas e particulares e câmaras mirins municipais de todo o País fazem o papel de deputados mirins. Perfazendo aproximadamente 3.000 estudantes foram a Brasília para participar de atividades que incluem a discussão e votação dos projetos de lei nas comissões, assim como no Plenário Ulysses Guimarães.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS