24.7 C
Mossoró
sábado, 20 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
sábado; 20 abril - 2024

Neoenergia Cosern apresenta ao TRE/RN plano de ação para as eleições 2022

Diretor-Presidente da Neoenergia Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, detalhou planejamento estratégico para reforçar sistema elétrico no dia do pleito

PUBLICIDADEspot_img

No próximo dia 2 de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2022, aproximadamente 2,5 milhões de potiguares deverão ir às urnas. Na quinta-feira passada (22), o Diretor-Presidente da Neoenergia Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, detalhou o planejamento estratégico da distribuidora para o dia do pleito ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), durante reunião com o presidente do órgão, Desembargador Cornélio Alves, e equipe técnica.

“O Plano Eleições 2022 se concentra em ações preventivas, inspeção da rede elétrica, correção de eventuais defeitos e logística das equipes de campo. Reforçamos as nossas equipes de campo e no Centro de Operações Integradas, temos quatro Subestações Móveis espalhadas pelo Rio Grande do Norte para qualquer eventualidade, além de um Centro de Operações backup, em Parnamirim. Esperamos que o dia de votação progrida sem nenhuma ocorrência no nosso sistema elétrico”, declarou Márcio Caires Vasconcelos.

Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral, o Rio Grande do Norte tem 60 Zonas Eleitorais que somam 1.504 locais de votação. A maioria deles, montados em escolas, centros comunitários e universidades públicas e privadas. A Neoenergia Cosern ressalta que a estrutura elétrica interna desses estabelecimentos deve ser revisada com antecedência, por um profissional habilitado, para evitar problemas no dia do pleito como curtos-circuitos em equipamentos.

Recomendações para os locais de votação

Para o dia da votação, a Neoenergia Cosern definiu a realização de ações específicas como a inspeção nas redes elétricas e transformadores sob sua responsabilidade em 100% das Zonas Eleitorais. Além disso, reforçará em 25% a estrutura de controladores e engenheiros no Centro de Operações Integradas (COI) e manterá um canal de contato direto com o TRE/RN.

A concessionária recomendou aos responsáveis pelos locais de votação, cartórios eleitorais e locais de apuração dos votos, a adoção das seguintes medidas de segurança relativas às instalações elétricas internas:

• Se os condutores e equipamentos de proteção (disjuntor e fusível) estão dimensionados adequadamente, de acordo com a carga instalada. Em caso de necessidade de aumento da carga, é preciso providenciar a readequação das instalações e informar à Neoenergia Cosern no telefone 116;

• Se as instalações estão em bom estado de conservação, com fios sem emendas e devidamente encapados;

• Se as instalações estão devidamente aterradas, com a utilização de fio terra, de acordo com a norma da ABNT;

• Se os componentes elétricos são de boa qualidade, especialmente os equipamentos de proteção (disjuntor); e

• Se os circuitos internos estão devidamente equilibrados entre as fases.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS