26 C
Mossoró
domingo, 26 de maio, 2024
Por Vonúvio Praxedes
domingo; 26 maio - 2024

Raps reúne 181 candidaturas de lideranças alinhadas com democracia e sustentabilidade

O número de candidaturas de integrantes da rede RAPS saltou de 149 em 2018 para 181 neste ano, de 23 partidos políticos e 26 unidades da federação

PUBLICIDADEspot_img

O número de candidatos ligados à Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade (RAPS), que trabalha há 10 anos no apoio a candidaturas e mandatos para incidir diretamente no debate público em busca de aprimorar a democracia e inserir a sustentabilidade na pauta política, cresceu de 149 candidatos em 2018 para 181 nas eleições de 2022. São políticos de 23 partidos e 26 unidades da federação, sendo que 69 candidaturas são de mulheres e 55 negros, amarelos e indígenas, contribuindo para a diversidade e a representatividade no pleito deste ano.

Dentre as 181 candidaturas, duas lideranças da RAPS concorrem à vice-presidência – Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Tiago Mitraud (Novo-SP) – e outros 14 nomes são postulantes a governos de Estado, a exemplo de Renato Casagrande (PSB-ES), Raquel Lyra (PSDB-PE), Leila Barros (PDT-DF) e Eduardo Leite (PSDB-RS). Além disso, há 82 candidatos para a Câmara Federal e 6 para o Senado.

“Democracia e sustentabilidade são os pilares de atuação da RAPS e refletem a agenda global do século 21. Lideranças políticas que tomam decisões sem levar em conta os limites do planeta são ruins para as pessoas, para a economia e para o País”, afirma Mônica Sodré, diretora executiva da RAPS.

Nas eleições de 2018, lideranças da rede RAPS de 24 partidos em 23 estados somaram, juntos, 26 milhões de votos. Foram eleitos dois governadores, três senadores, 16 deputados federais e 16 deputados estaduais.

Mapa de Candidaturas

A RAPS publicou, nesta semana, o Mapa de Candidaturas de membros da rede de lideranças da organização. Por meio da ferramenta online é possível pesquisar a relação de candidatos e candidatas, utilizando os filtros “estado”, “partido”, “gênero”, “autodeclaração” e “candidato(a)”. Saiba mais em: https://www.raps.org.br/mapa-de-candidaturas/

Veja quem são os políticos Raps do RN:

Sobre a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS: A Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade – RAPS é uma organização apartidária, independente e sem fins lucrativos, criada em 2012. Tem como missão contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro, além de disseminar o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na política institucional. Essa missão é executada por meio de apoio, conexão e desenvolvimento de lideranças políticas de diferentes partidos e origens ideológicas, capazes de colocar as diferenças de lado para dialogar e atuar por soluções nos principais desafios econômicos, sociais, ambientais e políticos.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS