25.6 C
Mossoró
quinta-feira, 25 de abril, 2024
Por Vonúvio Praxedes
quinta-feira; 25 abril - 2024

Lula diz que Zelensky quis a guerra e é tão responsável quanto Putin

Revista americana Time publicou entrevista realizada com o ex-presidente do Brasil em março deste ano.

PUBLICIDADEspot_img

O ex-presidente Lula deu mais uma declaração polêmica. Nesta quarta-feira (4), a revista americana Time publicou entrevista realizada com o ex-presidente do Brasil em março deste ano. À publicação, Lula disse que o atual presidente da Ucrânia, Volodomyr Zelensky, é “tão responsável quanto Putin” pela guerra que destruiu boa parte da Ucrânia e matou milhares de pessoas. 

Na entrevista, Lula disse que o presidente da Ucrânia quis a guerra com a Rússia, que ocorre desde fevereiro. O petista, que tem feito críticas à política internacional do presidente Jair Bolsonaro, afirmou que Zelensky é “tão responsável quanto (o presidente russo Vladimir) Putin” porque “uma guerra não tem apenas um culpado”. 

“Ele quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo [ao confronto]! Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’. E dizer para o Putin: ‘Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar arma contra a Ucrânia. Vamos conversar!’”, disse o ex-presidente.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS