A Executiva Nacional do PSDB autorizou por unanimidade em reunião realizada na terça-feira (29) o início oficial das discussões sobre o processo de fusão com o Podemos.
A partir de agora, as consultas serão ampliadas e as várias instâncias partidárias serão ouvidas. Foi definida ainda a convocação de Convenção Nacional para o dia 5 de junho que vai deliberar sobre o tema e sobre eventuais alterações no Estatuto do Partido necessárias à fusão.
Objetivo, segundo as lideranças que participaram do encontro, é avançar na busca de uma alternativa partidária que se coloque no centro democrático, longe dos extremos, e que permita ao país voltar a se desenvolver. PSDB e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação da união de estruturas e, principalmente, de propósitos.
Leia alguns trechos de falas das lideranças dos dois partidos |
Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB
“Nós vamos criar uma comissão para poder encaminhar o estatuto, a questão do programa. Isso não vai ser feito de cima para baixo, nós vamos fazer de forma democrática também.”
Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul
“Passamos por um processo de muito amadurecimento. Chegamos neste dia de hoje com o PSDB se reerguendo e fortalecendo.”
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
“O presidente Marconi ouviu a todos e teve conversas muito francas com todos durante o processo, que foi democrático e adequado. Eu acompanho o voto pela fusão e entendo que houve diálogo o suficiente sobre o assunto.”
Paulo Abi-Ackel, deputado federal e secretário geral do partido
“Essa nova configuração vai fazer a diferença e ser o farol, o farol do centro político brasileiro, que eu tenho certeza será o novo capítulo da história política brasileira”.
Aécio Neves, deputado federal e presidente nacional do ITV
“Nós vamos ter a oportunidade de falar para o Brasil que nós não viveremos eternamente submetidos a essa polarização estéril, rasa e inculta e que tantos males vem causando ao País”.
Adolfo Viana, deputado federal e líder do PSDB na Câmara
“Eu não tenho dúvida nenhuma que o caminho que está sendo proposto aqui é o melhor caminho para o PSDB.”
Plínio Valério, senador e líder do PSDB no Senado
“Eu acredito sim que com essa união, esse partido que vai surgir, possa se meter no meio dessa polarização que tanto mal causa ao nosso país.”
Cinthia Ribeiro, presidente do PSDB-Mulher
“Já nasce um time de excelência, um time forte, unido sem abrir mão de seus valores da ética que nos trouxe até aqui do processo de democratização… O que nos reforça ainda mais a nos idealizarmos, de fato, e sonharmos com o Brasil de uma forma diferente. Longe desses extremos, longe da polarização.”
Rodrigo Rizzo, presidente nacional da Juventude
“Conheço a todos que participaram dessas discussões e eu, em nome da Juventude, digo que nós confiamos muito em vocês por isso eu registro o meu voto a favor.”
Gabriela Cruz, presidente do Tucanafro
“Quero colaborar de forma técnica, sistêmica, política para que a gente possa crescer. Que a gente possa cada vez mais se unir por essa luz que encontramos para serermos grandiosos e vitoriosos e dar continuidade a esse rico e belo trabalho e história que nós temos.”
Edgar de Souza, presidente da Diversidade Tucana
“É um alívio, vendo o cenário que a gente via de possibilidades, esse foi o melhor caminho a trilhar.”