28 C
Mossoró
terça-feira, 28 de janeiro, 2025
Por Vonúvio Praxedes
terça-feira; 28 janeiro - 2025

Coordenador do SINTE Regional de Mossoró participa de seminário internacional sobre educação

Professor Rômulo Arnaud integra comitiva do Rio Grande do Norte em evento realizado em Fortaleza

Fortaleza (CE) recebe, desde ontem (29), cerca de 300 representantes de sindicatos da educação, educadores e pesquisadores de países como Alemanha, Angola, Estados Unidos, Costa Rica, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Uruguai, Argentina e Brasil, que discutem prioridades globais para o futuro da educação. Com o tema “Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical!”, o evento ocorre paralelamente à reunião dos ministros da Educação do G20.

Representando Mossoró, o coordenador-geral do sindicato, professor Rômulo Arnaud, participa do encontro internacional. A comitiva do Rio Grande do Norte também inclui os professores Bruno Vital e Fátima Cardoso, da coordenação do SINTE.
“Os relatos dos participantes de vários países indicam uma grave escassez de professores em diversas regiões, o que está comprometendo a qualidade da educação. Muitos docentes estão desmotivados, e alguns até deixam a profissão,” destacou Rômulo Arnaud.

Disputa por Professores

“Países ricos na Europa, como Inglaterra e Portugal, estão atraindo professores de países mais pobres para preencher a falta de profissionais em seus próprios sistemas educacionais,” acrescentou o dirigente, ressaltando a preocupação crescente com a crise docente global, tema central das discussões.

Confira os detalhes da programação para esta quarta-feira (30)
9h – Painel Sentimentos e Ações: “Valorização das/os trabalhadoras/es e o financiamento da educação pública”;
– Até 5 minutos de fala para cada representante das entidades filiadas à Internacional da Educação/ Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa.
12h – Almoço;
14h – Painel Olhares no Futuro: “Recomendações das Nações Unidas: um chamado urgente para a valorização e respeito aos/às profissionais da educação”;
– Exposição de representante indicado pela Internacional da Educação (até 30 minutos).
– Exposição sobre o relatório e recomendações da OCDE, com representante do Ministério da Educação do Brasil (até 30 minutos);
Debate/ Discussão: “Como implementar as recomendações para valorizar os profissionais da educação em nossos países?”;
17h – Apresentação e aprovação da Carta de Fortaleza.
18h – Encerramento.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS