A governadora Fátima Bezerra recebeu, nessa quinta-feira (04), no Hotel Serhs, o Prêmio EVEx Brasil Personalidade do Ano, em razão do notável protagonismo político no setor de energia do Brasil, bem como por todo o trabalho desempenhado na área energética à frente do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
“Recebo essa homenagem não com sentimento de vaidade, mas com alegria porque vejo como reconhecimento e incentivo. E não o recebo como algo pessoal, mas com toda a equipe através do trabalho coletivo que o estado faz para a expansão das energias renováveis”, diz a governadora, que destaca o significado desse momento desafiador para o contexto de emergência climática. “Contribuir para a descarbonização do planeta é nosso objetivo”, diz.
Fátima Bezerra recebeu o prêmio das mãos de Elbia Gannoum, que levou o prêmio de personalidade íbero-americana de energia no ano passado, em Lisboa. Elbia é presidente executiva da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias. “Hoje o Rio Grande do Norte lidera a energia eólica, também atraindo muitos investimentos em energia solar, é um exemplo de crescimento de desenvolvimento econômico e social”, analisa Elbia.
A premiação ocorreu durante o Natal Energy Experience – EVEx Brasil 2024, que está em sua quinta edição e acontece em Natal, capital potiguar, sendo o primeiro realizado em solo brasileiro e na América Latina, e é um dos mais relevantes do setor de energia, reunindo especialistas com apoio de empresas e organizações.
O objetivo do encontro é debater tendências, trocar experiências e encontrar plataformas de cooperação com o foco nos países da Península Ibérica e da América Latina, especialmente Brasil, Portugal e Espanha.
“O evento reúne vários players do mercado, agências reguladoras de dois países e entidades que ditam não só a política voltada ao setor energético e à industrialização e, consequentemente, à indústria verde, mas também os caminhos que nós devemos seguir para a sustentabilidade de diversas fontes, no caso, as fontes renováveis como um todo”, explica Hugo Fonseca, secretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC-RN).
Hugo Fonseca avalia a importância do evento para a discussão de temas como o marco legal do hidrogênio, o marco legal da eólica offshore e também para o marco legal voltado ao crédito de carbono. Segundo Hugo, são pautas importantes para a criação de novos mercados no Brasil, mercados que já existem lá fora, gerando oportunidades de negócios para várias empresas, mas também para o próprio governo estadual na busca de atrair mais investimentos e desenvolvimento para o Rio Grande do Norte.
“São temas sensíveis para a transição energética e inclusive de demandas que o Brasil precisa fazer”, declara Hugo.
Com relação ao prêmio recebido pela governadora Fátima Bezerra, Hugo destaca que a governadora “vem contribuindo nos últimos seis anos de forma decisiva para a transformação da nossa matriz energética no Brasil, e com a chegada do presidente Lula isso se intensificou porque se tornou política de Estado, não só do Rio Grande do Norte”.
Também à frente da presidência do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra reúne os nove estados “possibilitando que esse diálogo seja muito mais sintonizado com o governo federal para que a gente possa avançar nessa agenda de descarbonização da economia brasileira e contribuir para a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas através das energias renováveis”, finaliza o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico estadual.