Chegando a metade do mês de maio do ano eleitoral de 2024, Mossoró registra seis pré-candidaturas tendo em vista a disputa ao Palácio da Resistência.
Confira abaixo os nomes que até agora estão na disputa:
Allyson Bezerra (União Brasil) – Candidato natural a reeleição, Allyson neste momento de pré-campanha ainda não divulgou quem vai compor como vice, o que deve acontecer depois do Mossoró Cidade Junina.
Genivan Vale (PL) – Presidente municipal do Partido Liberal, Genival teve a pré-candidatura ao executivo lançada em 23 de março depois do Senador Rogério Marinho romper com Allyson Bezerra.
Isolda Dantas (PT) – Primeiro nome da oposição a declarar pré-candidatura, o PT informou em outubro de 2023 que Deputada Isolda era a escolha do partido para disputar a Prefeitura de Mossoró. Isolda afirma que mantém a decisão de disputar o executivo mesmo com o surgimento de outros nomes.
Lawrence Amorim (PSDB) – Depois de dificuldades jurídicas entre a Câmara e Prefeitura no aspecto de contas, houve um rompimento político neste mês de maio entre Lawrence e Allyson. O parlamentar tucano integra a lista de três vereadores com mandato que se colocaram como pré-candidatos.
Zé Peixeiro (Republicanos) – Ex-aliado do Prefeito Allyson, não entrou no chapão do União Brasil e ao se filiar ao partido 10, lançou pré-candidatura em meados de março.
Tony Fernandes (Avante) – Líder da oposição na Câmara de Mossoró, Tony há muito tempo dava sinais de que sairia candidato a Prefeito, inclusive, com confirmação que não iria ser candidato a reeleição. Ao se filiar ao partido Avante no começo de abril, garantiu pré-candidatura a Prefeito.
A confirmação destes nomes na disputa vai acontecer apenas com a realização das convenções partidárias que no calendário da justiça eleitoral precisam acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto. Até lá, desistências e ou adesões certamente serão anunciadas.
Dos cindo pré-candidatos anunciados até agora da base oposicionista, um outro nome ainda deverá confirmar apoio a um desses personagens da política mossoroense. A ex-prefeita Rosalba Ciarlini tem organizado encontros do partido Progressistas, montou nominata com a direção da sigla, mas a tendência é dar apoio a um dos pré-candidatos já lançados.
Como apenas uma representante feminina como pré-candidata a Prefeita, existe a possibilidade de que mais mulheres ocupem as indicações a vice nas chapas. Nas eleições municipais passadas três políticas mulheres concorreram ao executivo mossoroense.
Nas eleições de 2020, foram seis candidaturas registradas: Allyson, Ceição, Cláudia Regina, Isolda, Ronaldo e Rosalba.