O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (23) a liberação de 50 milhões de barris de petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo do país.
O anúncio faz parte de um esforço para reduzir os altos preços do gás e resolver a falta de abastecimento de petróleo em todo o mundo.
O anúncio foi feito em coordenação com outras grandes nações consumidoras de energia, incluindo China, Índia, Japão, República da Coreia e Reino Unido, anunciou a Casa Branca em um informativo.
Até a última sexta-feira, havia 604,5 milhões de barris na Reserva Estratégica de Petróleo, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA.
A mudança ocorre no momento em que o governo Biden enfrenta uma pressão crescente para reduzir os preços exorbitantes da bomba, que estão contribuindo para o maior aumento da inflação em décadas.
Entre o total que será liberado, 32 milhões de barris serão trocados “nos próximos meses”, e eventualmente retornarão à Reserva Estratégica de Petróleo “nos próximos anos”, segundo a Casa Branca.
Os 18 milhões restantes “serão parte de uma aceleração nos próximos meses de venda de petróleo que o Congresso havia autorizado anteriormente.”
“Os consumidores americanos estão sentindo o impacto dos preços elevados do gás nas bombas e nas contas de aquecimento doméstico, e as empresas americanas também estão. O fornecimento de petróleo não acompanhou a demanda enquanto a economia global emergiu da pandemia”, comunicou a Casa Branca.
“É por isso que o presidente Biden está usando todas as ferramentas disponíveis para trabalhar para reduzir os preços e resolver a falta de oferta”, completou o comunicado.
Via CNN Brasil