31 C
Mossoró
sexta-feira, 14 de novembro, 2025
Por Vonúvio Praxedes
sexta-feira; 14 novembro - 2025

Projeto propõe inscrição de Alzira Soriano no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria

Lei de autoria do deputado Robinson Faria tramita na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados

PUBLICIDADEspot_img

Em visita oficial ao gabinete do deputado federal Robinson Faria (PP), na quarta-feira (12), em Brasília, foi anunciado pelo prefeito de Lajes-RN, Felipe Menezes, um importante projeto de lei de reparação histórica que propõe a inscrição do nome de Alzira Soriano, heroína da cidade e primeira mulher eleita prefeita no Brasil e na América Latina, no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria Brasileira.

O Projeto de Lei nº 2452/2025, de autoria do deputado Robinson Faria, já tramita na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, com relatoria designada. A proposta surgiu por iniciativa da gestão municipal de Lajes e representa um marco simbólico de reconhecimento ao protagonismo feminino e à história política do Rio Grande do Norte.

“Esse vai ser uma conquista importante para fazer justiça à cidade de Lajes, que elegeu a primeira prefeita do Brasil — a mulher de Lajes, a família de Lajes e a cidade de Lajes que deu ao Brasil a sua primeira prefeita”, destacou o deputado Robinson Faria.

O parlamentar ressaltou que a inclusão de Alzira Soriano no memorial nacional é uma forma de reforçar a representatividade das mulheres na história do país.

Nascida em 1897, Alzira Soriano de Souza foi eleita prefeita de Lajes em 1928 e tomou posse em 1º de janeiro de 1929, em um período em que as mulheres ainda não tinham direito ao voto no país. Seu mandato foi interrompido após a ascensão de Getúlio Vargas à presidência da República, mas sua trajetória permanece como símbolo de coragem e pioneirismo na política brasileira.

O prefeito Felipe Menezes destacou que a inclusão de Alzira no memorial nacional reforça o compromisso de sua gestão com a valorização da memória e da história do município.
“É um trabalho que nossa gestão tem feito de valorizar a memória e a história de Lajes através de um grande ícone da vida pública que foi Alzira Soriano. O que por muitos anos passou sem notoriedade, a nossa gestão tem tido o cuidado de fazer essa reparação histórica — para esta e as próximas gerações”, afirmou Felipe Menezes.

O projeto segue em tramitação no Congresso Nacional.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, também conhecido como Livro de Aço, é um memorial localizado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Nele estão registrados os nomes de pessoas que contribuíram de forma relevante para a construção e defesa do Brasil. Atualmente, 64 nomes estão inscritos no livro, sendo 13 mulheres.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS