Durante todo o ano de 2025, o Serviço de Inspeção Municipal, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), recebeu diversas comitivas que vieram a Mossoró conhecer o trabalho realizado no município de fiscalização, inspeção, orientação e legislação aplicados. Na manhã dessa terça-feira (11), uma delegação vinda de Macaíba, cidade da Grande Natal, esteve na cidade com o intuito saber o funcionamento do SIM/Mossoró.
A equipe do Serviço de Inspeção de Mossoró e o secretário de Agricultura do município receberam representantes de secretarias municipais de Macaíba e de órgãos municipais para conhecer a experiência exitosa do SIM de Mossoró. Vale salientar que O SIM de Mossoró é referência em todo o país. Ele foi o primeiro a receber o selo para produtos de origem vegetal e o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal.
“Estamos recebendo hoje mais uma comitiva, desta vez, de Macaíba que veio até Mossoró conhecer a experiência exitosa que o nosso Serviço de Inspeção Municipal tem e que atua como referência. Eles estão aqui para conhecer como é a forma de trabalhar de nossa equipe, como Mossoró conseguiu o status e alcançar esse patamar de ser o Serviço de Inspeção referência a nível nacional”, disse o titular da Seadru, Faviano Moreira.
Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está completando 10 anos de uma trajetória exitosa e de reconhecimento nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), sendo, inclusive, referência para estados e municípios no quesito fiscalização/inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal.
“O Serviço de Inspeção Municipal mais uma vez recebe uma comitiva de outro município que vem conhecer como é realizado o nosso trabalho. Nós estamos servindo de modelo e case de sucesso para municípios de nosso estado com relação ao serviço que realizamos de inspeção e apresentar a nossa atuação na prática, como é o nosso processo de trabalho, nossa rotina de inspeção dentro das empresas e combate a clandestinidade, além da própria implantação do serviço, como a lei e o decreto”, falou a diretora do SIM/Mossoró, Allany Medeiros.
O SIM é responsável por inspecionar e fiscalizar a produção de produtos de origem animal (como carne, leite, ovos, mel, pescados e seus derivados) e produtos de origem vegetal (bebidas alcoólicas e não alcoólicas) no âmbito do município de Mossoró. O SIM garante que esses produtos sejam seguros, higiênicos e próprios para o consumo humano, além de estarem conforme a legislação sanitária.
A delegação de Macaíba era composta pelo secretário de Desenvolvimento, Ivanildo Ferreira, pela gerente de Indústria e Comércio, Aristela Tatiany, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Edivaldo Emídio, o secretário adjunto de Agricultura, Marco Antônio, a oficial de Vigilância Sanitária, Soraia Alves, a chefe de gabinete da Semurb, Patrícia Almeida, além do professor do magistério superior EAJ, Hailson Alves, e do professor e pesquisador Laboleite, Kayro Cipriano.
“Estamos em Mossoró para que possamos conhecer como o Serviço de Inspeção Municipal funciona aqui para que nós possamos no nosso município ter o maior controle dos nossos produtos nessa fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal para que assim a gente possa ter uma melhor competitividade no nosso mercado”, frisou Ivanildo Ferreira.
Edivaldo Emídio também destacou o trabalho de excelência realizado pelo SIM/Mossoró. “A nossa vista é com intuito de aprendizagem. Percebemos que as duas cidades tem afinidades por conhecimentos técnicos e com isso vai nos trazer mais conhecimento. Nós queremos ampliar essa qualidade na segurança alimentar do município de Macaíba, disse o secretário de Agricultura de Macaíba.



