A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte teve uma tarde de emoção e cuidado nessa quinta-feira (23). Por iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher e da Frente Parlamentar da Mulher, a Casa realizou uma solenidade em alusão ao encerramento da campanha Outubro Rosa 2025. A cerimônia marcou o fechamento de um mês de ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento do câncer de mama, reafirmando o compromisso do Parlamento potiguar com a saúde física e emocional das mulheres do Estado. As cinco deputadas mulheres da Casa participaram da solenidade.
Durante a sessão, a deputada Cristiane Dantas (SDD), procuradora especial da Mulher, destacou a importância das atividades realizadas ao longo do mês, especialmente a semana de atendimentos gratuitos promovida pela Assembleia, em parceria com o Grupo Reviver e as diretorias de Saúde e Administrativa da Casa.
“Estamos encerrando mais uma edição do Outubro Rosa reafirmando o nosso compromisso com o autocuidado e com a saúde das mulheres potiguares. Ações como essa reforçam o engajamento e a sensibilidade social da Assembleia Legislativa”, afirmou a parlamentar. “Precisamos transformar as estatísticas ruins em dados positivos de diagnóstico precoce e cura. O Outubro Rosa não se encerra com o mês de outubro: ele continua todos os dias, quando decidimos priorizar a nossa saúde”, frisou a deputada, ao lembrar que o câncer de mama ainda é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.
Presidente da Frente Parlamentar da Mulher, a deputada Divaneide Basílio (PT) fez um discurso emocionado. Ela ressaltou a importância do SUS no atendimento às mulheres que são acometidas pela doença, mas também celebrou a cura de amigas e familiares. No entendimento da deputada, é fundamental que a rede de cooperação e apoio entre as mulheres no Rio Grande do Norte se fortaleça dia a dia.
“Sempre que acordamos, colocamos força em nossa caminhada. Mas quando a gente sabe que esse desafio é possível de vencer, a gente coloca força junto com gratidão”, disse a deputada Divaneide Basílio.
A deputada Terezinha Maia (PL) também ressaltou a necessidade de união entre as mulheres. No entendimento dela, a solenidade demonstrou que boa parte da sociedade tem se conscientizado sobre a importância da prevenção, assim como tem observado uma colaboração mútua entre as mulheres.
“O Outubro Rosa é sobre prevenção, cuidado, mas também sobre união, empatia e esperança. E é isso que vejo aqui. Uma corrente de força, uma rede de amor que se estende por todo nosso Rio Grande do Norte”, avaliou Terezinha Maia.
Também prestando homenagens e contas de seu mandato, a deputada Eudiane Macêdo (PV) expôs parte de suas ações no fortalecimento de entidades que atuam na prevenção e tratamento da doença.
“Nosso mandato participa ativamente nos 365 dias do ano no combate ao câncer de mama, destinando emendas e apoiando as diversas instituções que fazem a diferença na vida de todas as mulheres. Agradeço a união de todos nessa luta e reafirmo o meu compromisso em trabalhar em prol da saúde da sociedade”, garantiu Eudiane Macedo.
A deputada Isolda Dantas (PT) foi mais uma a enaltecer o trabalho SUS no fornecimento de medicamentos de alto custo a pacientes. Além disso, a deputada também expôs o trabalho que tem sido realizado pela bancada feminina na Casa.
“Nós lutamos aqui para que o máximo de legislação exista para contribuir para que esse Outubro Rosa não seja somente em outubro, seja no cotidiano de cada mulher, tanto na antecipação do diagnóstico quanto no tratamento e recuperação de cada um. Vejam em nós companheiras de lutas junto com vocês para enfrentarmos essa batalha”, disse Isolda.
Na solenidade, as parlamentares propuseram homenagens a personalidades que têm uma história de serviços prestados e superação no combate ao câncer de mama. Cristiane Dantas reforçou que o trabalho da bancada feminina da Assembleia Legislativa continuará priorizando políticas públicas voltadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao acolhimento das mulheres.
“A união e a coletividade são essenciais para levarmos a mensagem do Outubro Rosa a todos os meses do ano. Seguiremos adiante, conscientizando e salvando vidas em todo o Rio Grande do Norte”, concluiu.
Homenageados
Ana Catarina Dantas Silva
Dailson Nunes de Carvalho
Francisca Virgínia Dantas
Francisco Jair Alves Cavalcante
Isaura Amália Freitas Bessa
Magda Maria Oliveira Silva
Maria da Conceição Danielle Costa Monteiro
Maria Teresa Freire da Costa
Nadja Maria de Lima Costa