28 C
Mossoró
quarta-feira, 17 de setembro, 2025
Por Vonúvio Praxedes
quarta-feira; 17 setembro - 2025

Ministro anuncia publicação do edital de licitação das defensas da ponte Newton Navarro

Intervenções terão investimento de quase R$ 50 milhões para principal terminal marítimo do estado

PUBLICIDADEspot_img

O Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), anunciou, nesta quarta-feira (17), a publicação do edital de licitação para elaboração de projeto e construção de itens de segurança da Ponte Newton Navarro. A obra tem orçamento de quase R$ 50 milhões, e permitirá a operação do Porto de Natal 24 horas por dia.

O projeto prevê a construção de dolfins de proteção nos pilares da Ponte Newton Navarro, também conhecidos como defensas, uma intervenção estratégica que garantirá mais segurança à navegação e possibilitará o acesso de navios maiores ao terminal portuário.

As ações são fruto de um trabalho incessante do Governo do Rio Grande do Norte em parceria com o Governo Federal na busca por melhorias para o principal terminal marítimo do estado. A governadora Fátima Bezerra tem atuado há anos para viabilizar essas intervenções no Porto de Natal, defendendo que elas possibilitarão maiores oportunidades e ganho econômico para o estado.

“É mais uma parceria com o Governo Federal que deu certo para o Rio Grande do Norte. Queria agradecer, além do ministro Silvio Costa Filho, que foi fundamental nesta conquista, também ao ministro dos transportes, Renan Filho, pelo apoio que ofereceu ao nosso pleito. E não canso de reafirmar a sensibilidade do governo do presidente Lula com o Rio Grande do Norte”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Ela também ressaltou o impacto prático da obra para a logística e o desenvolvimento do estado. “Agora vai ser navio o dia inteiro chegando no porto. Acabou o limite de 12 horas por dia. É mais segurança no transporte marítimo. É mais desenvolvimento econômico. É um Rio Grande do Norte cada vez mais promissor”, completou a governadora.

O anúncio foi feito pelo ministro Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos, ao lado do presidente da Codern, Paulo Henrique Macedo. O ministro destacou o impacto do investimento para a economia potiguar. “Essas defensas serão muito estratégicas, com investimentos de quase 50 milhões de reais, que vão ajudar na navegabilidade e, mais do que isso, vão fazer com que a gente tenha a ampliação das operações de navios e navios maiores, movimentando nosso porto, gerando emprego, gerando renda e movimentando a economia”, afirmou Costa Filho.

O presidente da Codern relembrou o histórico da reivindicação dessa obra, dirigindo-se à governadora Fátima Bezerra. “Governadora, a sua luta desde 2012 está avançando cada vez mais com a parceria do ministro Silvio e do governo Lula. Mais um pedido seu atendido pelo ministério. As defensas da ponte vão sair e a gente já está pronto para licitar”, declarou Paulo Machado.

O ministro Silvio Costa Filho também ressaltou o papel da governadora na conquista. “Parabéns pelo trabalho, a senhora foi fundamental. É mais uma ação do seu governo com o governo do presidente Lula”, concluiu.

Conforme o edital (Processo Licitatório nº 186/2025) publicado no Diário Oficial da União, a licitação prevê a elaboração do projeto e a execução da obra nos pilares 17 e 18 do vão navegável da ponte. O cadastramento das propostas começa em 16 de setembro, com abertura e início dos lances previstos para 17 de novembro de 2025, no portal www.novolicitacoes-e.com.br.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS