A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, leva Atendimento Educacional Especializado (AEE) para as Unidades de Educação Infantil (UEIs) da zona rural. Na tarde da sexta-feira (12), foi entregue a primeira sala de AEE da zona rural, instalada na UEI Tia Aldaniza, localizada no polo Maísa.
Completamente equipada com recursos didáticos destinados ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a sala vai atender crianças de todas as comunidades do polo Maísa. “Há dez anos eu trabalho como gestora e essa é a primeira vez que trabalho em uma unidade com uma sala de AEE. Só aqui nessa unidade eu trabalho há quatro anos e hoje estou vendo um sonho ser realizado. Era uma necessidade muito grande e as mães estavam todas ansiosas por ter um atendimento especializado para os filhos. Antes para ter acesso a esses recursos era necessário levar as crianças para a zona urbana e muitas mães não tinham condições e essa sala vai ajudar muito a essas mães”, relatou a diretora da UEI, Tia Aldaniza Evandilma Alves de Andrade.
Valdimara Martins é uma das mães do polo Maísa que sonhava com a chegada de uma sala de AEE na comunidade. Ela é mãe de dois filhos autistas: Jesus, 10 anos, e João, 4 anos, ambos alunos da UEI Tia Aldaniza. “Hoje é um marco tanto pra mim quanto para as outras mães e para as crianças que vão ser atendidas. Tendo em vista que 70% das crianças que vão ser atendidas na UEI Tia Aldaniza estavam sem terapia e muitas mães não têm informação de como cuidar dos filhos autistas e agora terão essa orientação e isso vai melhorar a vida das crianças e das famílias dessas crianças porque para nós que somos mães, os filhos são as pessoas mais importantes do mundo”, declarou Valdimara.
Secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas destacou a importância da entrega da sala de AEE para a UEI da Maísa. “Nós estamos inaugurando as salas de AEE, ontem entregamos a sala da UEI Adalgiza Fernandes Moreira e hoje estamos inaugurando a sala aqui da UEI Tia Aldaniza. Essa foi uma unidade que muito nos incentivou a pensar o Incluir, hoje aqui tem auxiliares para atender a todas as necessidades que possam existir e inaugurar a sala de AEE é além de inaugurar uma sala de recursos para a Aldaniza, porque ela vai atender a toda a área do polo Maísa. Então hoje é um dia histórico porque, sobretudo, nós estamos entregando recursos, estamos entregando a sala e estamos entregando a possibilidade dos nossos alunos serem atendidos num ambiente com uma riqueza grande de recursos com professora especialista nessa área de AEE”, acrescentou Leonardo Dantas.