34 C
Mossoró
segunda-feira, 8 de setembro, 2025
Por Vonúvio Praxedes
segunda-feira; 8 setembro - 2025

Professor de economia da Ufersa inicia pesquisa de pós-doutorado nos Estados Unidos

Estudo busca integrar dados financeiros com ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT

PUBLICIDADEspot_img

O Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (CORECON-RN) celebrou a conquista do economista e associado Prof. Dr. Lucas Godeiro, docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), aprovado na Chamada 16/2024 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto selecionado, intitulado “Previsão de Taxas de Câmbio Integrando Notícias Financeiras, Sentimento do ChatGPT, Aprendizado de Máquina e Estratégias Inteligentes de Carry Trade”, conquistou recursos no valor de R$ 156.739,89, destinados exclusivamente a uma bolsa de pós-doutorado. A análise de mérito foi realizada por um comitê avaliador do CNPq e destacou a originalidade e relevância da proposta.

Desde o dia 12 de agosto de 2025, Lucas Godeiro embarcou para Knoxville, no estado do Tennessee (EUA), onde desenvolverá a pesquisa na Universidade do Tennessee, Knoxville, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Renato Lima. O estudo integrará dados financeiros com ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, visando aprimorar modelos de previsão de taxas de câmbio e gerar ganhos estatísticos e econômicos fora da amostra.

Segundo o pesquisador, a aprovação simboliza “um reconhecimento ao trabalho científico que vem sendo construído nos últimos anos e abre caminho para avanços importantes nas técnicas de previsão macroeconômica, com impacto direto sobre o entendimento e a gestão de riscos cambiais”.

O CORECON-RN ressaltou a importância da conquista, que reforça o papel dos economistas potiguares na produção de conhecimento científico de ponta, com alcance internacional.

PUBLICIDADEspot_img

Deixe uma resposta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS