Neste sábado (23/08), das 8h às 17h, a comunidade Apanha Peixe, na zona rural de Caraúbas/RN, vai receber um mutirão de saúde e cidadania promovido pelo Ambulatório de Doença de Chagas (ADOC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A iniciativa será realizada na Escola Municipal Gregório Batista de Morais e integra o projeto de pesquisa de mestrado em Saúde e Sociedade da aluna Ana Beatriz da Silva, sob orientação da professora Dra. Ellany Gurgel. Conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas e da Faculdade de Enfermagem da UERN.
Entre as atividades programadas estão palestras sobre a Doença de Chagas ministradas pela equipe do ambulatório e pelo cardiologista Dr. Cléber Mesquita. A comunidade também terá acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação, fisioterapia e bioimpedância.
Além da parte clínica, o evento oferecerá ações sociais, incluindo cortes de cabelo, design de sobrancelhas e manicure. Serviços de cidadania também serão disponibilizados, como atualização do Cadastro Único, emissão do Cartão SUS, carteirinha do idoso e da pessoa com deficiência. Para as crianças, haverá uma sala kids com atividades lúdicas.
De acordo com a organização, o mutirão tem como objetivo fortalecer a educação em saúde, promover qualidade de vida e aproximar serviços essenciais da população da zona rural de Caraúbas.
