A Secretaria Municipal de Educação de Natal deu início, na noite da segunda-feira (04), uma formação destinada aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O encontro inaugural, que marca o começo de um ciclo de cinco encontros, foi idealizado para abordar as ações da Secretaria em relação ao público da Educação Especial, com foco no trabalho direto desses educadores.
Durante a abertura do evento, a chefe do Setor de Educação Especial da SME, Priscila Dantas, enfatizou a relevância do momento. “Hoje damos início à formação que reunirá professores especialistas iniciantes na nossa Rede. Discutiremos as ações e serviços da Educação Especial, com uma ênfase especial no AEE e no trabalho dos professores de Libras. É fundamental que todos compreendam suas atribuições e se familiarizem com os documentos que orientam nossas ações, garantindo acesso, permanência e aprendizagem para os estudantes”, afirmou Priscila Dantas.
Os próximos quatro encontros ocorrerão separadamente, considerando as especificidades dos grupos. As coordenadoras responsáveis conduzirão as discussões sobre as atribuições de cada profissional e as estratégias a serem implementadas nas escolas para assegurar o direito dos estudantes à Educação Especial.
A professora de AEE da Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, Wagna Mendes, comentou sobre a formação. “Esta formação é extremamente significativa para nós, novos professores. É uma oportunidade para padronizarmos nossos procedimentos e também para nos familiarizarmos com a equipe da Secretaria. Venho de outras instituições e considero essencial essa orientação para nossa integração na Rede Municipal de Natal”, destacou Wagna Mendes.
A assessora do Setor de Educação Especial, Ana Marla Silva de Moura, também ressaltou a importância histórica do encontro. “Este é um marco significativo para a Rede Municipal, pois representa a primeira contratação formal de professores de AEE. Estamos reunindo educadores que atuam na Educação Especial, incluindo aqueles que trabalham com alunos surdos. Nosso objetivo é promover uma compreensão conjunta sobre como construir uma escola verdadeiramente inclusiva”, afirmou Ana Marla de Moura.
A formação é uma iniciativa da SME Natal para fortalecer a atuação dos educadores e garantir que todos os estudantes tenham acesso à educação de qualidade em um ambiente inclusivo. Com isso, Natal reafirma o compromisso com a inclusão e a valorização da diversidade na educação.