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terça-feira, 17 de junho, 2025
Por Vonúvio Praxedes
terça-feira; 17 junho - 2025

Novo plano internacional de marketing turístico da Embratur destaca o RN como destino

Criado pela Embratur e Sebrae, "Plano Brasis" busca posicionar o país como líder na recepção de visitantes

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O Rio Grande do Norte foi palco da apresentação do novo Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, chamado “Plano Brasis”. Construído em parceria com o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, a iniciativa tem como objetivo ampliar o número de visitantes internacionais no país. A apresentação foi feita nesta segunda-feira (16), no Centro de Convenções de Natal, pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com a participação da governadora Fátima Bezerra.

A governadora destacou a importância da parceria para que o RN apareça cada vez mais na divulgação internacional. “Fazer com que o turista possa conhecer melhor o Rio Grande do Norte, mostrando aquilo que o Estado tem de tão atraente. Não é só o sol e mar”, disse. Ela citou a gastronomia, o turismo de aventura, cultural, histórico, religioso e o calor humano do povo como diferenciais.

A governadora citou os investimentos em segurança pública e na recuperação da malha rodoviária como ferramentas de fortalecimento do turismo. Em 2024, o Rio Grande do Norte registrou aumento de 54% na atração de visitantes estrangeiros. “Estamos colhendo os frutos dos investimentos. Recuperamos estradas de 30, 40, 50 anos de existência e que nunca tinham passado por uma manutenção pra valer, nunca. Dá gosto de pegar a estrada de Pipa, é só ver como é que estava a estrada de Pipa antes e como é que está agora, por exemplo, são mais de 400 quilômetros de estradas recuperadas”, disse.

A secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, afirmou que o Plano Brasis representa um novo momento para o segmento. “É um momento em que o Brasil escolhe olhar para o mundo com estratégia, com identidade e com união entre os entes públicos e privados. E o Rio Grande do Norte está pronto para fazer parte de toda essa transformação”, declarou.

Marcelo Freixo explicou que o plano foi construído em parceria com as 27 Unidades da Federação e prevê ações específicas para cada estado. “O plano vai permitir traçar novas maneiras. A forma de apresentar o Rio Grande do Norte para a Argentina não é igual ao que a gente apresenta para a Europa”, exemplificou. Ele ressaltou que o objetivo é pensar em conjunto como promover o Brasil e gerar emprego e renda.

O lançamento acontece quando o país registra uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de divisas. De janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo registrado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.

O “Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027” tem como meta manter a trajetória ascendente do turismo internacional, alavancando a imagem do Brasil como um país sustentável, democrático e inclusivo. Em 2024, o Brasil recebeu 6,77 milhões de visitantes estrangeiros, com US$ 7,3 bilhões em receitas e a geração de 147.861 empregos. O setor responde por 7,8% do PIB nacional.

O presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, celebrou os resultados do turismo internacional no Rio Grande do Norte no primeiro quadrimestre de 2025. Entre janeiro e abril deste ano, o estado recebeu mais de 35 mil turistas estrangeiros, um crescimento expressivo em comparação aos 25 mil visitantes no mesmo período de 2024. “Estamos colhendo os frutos desse trabalho no primeiro semestre de 2025, mas os números são resultado de um esforço contínuo, especialmente na ampliação de voos e na promoção internacional”, afirmou Fernandes.

Segundo o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcante, a efetividade do novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, autoestima cultural, além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. “O plano pretende não apenas alavancar a imagem turística, mas também desenvolver toda a cadeia produtiva que atua no setor. Os desafios para o setor incluem segurança, infraestrutura e a necessidade de expandir a malha aérea”, concluiu.

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