Indignada com as recentes demissões de jornalistas potiguares relacionadas a seus posicionamentos políticos, a deputada estadual Isolda Dantas propôs a audiência pública “Jornalismo e democracia no RN: desafios e perspectivas”. Ela acontecerá na próxima terça-feira (27), às 14h, no auditório da Assembleia Legislativa do RN.
Para discutir a relação do jornalismo e os princípios democráticos, analisando os desafios enfrentados pela profissão e as estratégias para garantir a liberdade de expressão, a transparência e o acesso à informação, o debate contará com o jornalista Bruno Barreto, de Mossoró que foi demitido da TV Ponta Negra; a jornalista Jana Sá, editora da agência Saiba Mais e do Comitê Estadual por Verdade, Memória e Justiça; a jornalista Margot Ferreira, demitida pela rádio CBN; jornalista Hugo Vieira, demitido da TV Tropical; professora Kenia Maia, do curso de Comunicação da UFRN; Heitor Gregório, jornalista demitido da Tribuna do Norte; Iano Flávio, jornalista do Intervozes; Alexandre Othon, presidente do Sindicato dos Jornalistas do RN; e representante do Ministério Público.
“Vivemos um contexto crescente de excesso de informação e desinformação, fake news, e desafios à liberdade de imprensa, por isto é fundamental refletir e fortalecer o papel do jornalismo na e para a democracia. Essas demissões de jornalistas aqui no Estado não podem ser desconsideradas. Precisamos de instituições democráticas fortes, formação de opinião pública bem informada e a responsabilidade dos meios de comunicação no cenário atual. Este é o nosso convite à sociedade”, diz a deputada Isolda, propositora da audiência.
Além dos debatedores da mesa, o evento contará também com participação de professoras/es e estudantes da UFRN, UERN, UFERSA, IFRN, comunicadores progressistas e de movimentos sociais no Estado. A audiência é aberta à participação pública e popular – para entrar na ALRN é necessário apresentar documento de identificação e homens precisam estar de calça comprida.
