Como parte das comemorações pelos 103 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), será lançado em Mossoró o livro “O Sindicato do Garrancho”, de autoria da professora e pesquisadora Brasília Carlos Ferreira. O evento acontece no dia 14 de maio de 2025 (quarta-feira), às 19h, na Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN – ADUERN, localizada na Av. Prof. Antônio Campos, 24.
A apresentação será conduzida pelo jornalista e poeta Crispiniano Neto, e contará com exposições temáticas relacionadas à obra, trazendo autores que dialogam com o contexto histórico e político retratado no livro:
Sindicato do Garrancho, um ideal nunca morre – Meine Siomara Alcântara
Garrancho – Ópera Sertaneja – Aécio Cândido / Crispiniano Neto
Manoel Torquato: herói e vítima da guerrilha – Gilberto Freire de Melo
História da Liga Operária – David de Medeiros Leite / José Edilson Segundo / Olivá L. da Silva Júnior
A obra, que chega à sua quarta edição, é considerada um marco na historiografia potiguar por retratar a luta sindical dos salineiros no contexto da Era Vargas e às vésperas do Levante Comunista de 1935. Baseada na dissertação de mestrado da autora (PUC-SP), a primeira edição foi lançada em 1986, sendo atualizada agora com novo projeto gráfico e textos inéditos.
O evento tem apoio da ADUERN e da Fundação José Augusto, e integra uma série de ações que resgatam a memória das lutas populares no Rio Grande do Norte.
Lançamento do livro “O Sindicato do Garrancho” – Brasília Carlos Ferreira
Data: 14 de maio de 2025 (quarta-feira) – Hora: 19h
Local: Associação dos Docentes da UERN – ADUERN
Av. Prof. Antônio Campos, 24, Bairro Pres. Costa e Silva – Mossoró/RN
